Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até as 23h59 desta segunda feira (22) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85. A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) pode ser obtida na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para acessar o sistema, os participantes devem utilizar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O pagamento pode ser realizado em qualquer banco, casa lotérica ou por meio de aplicativos bancários, utilizando pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança. Não serão aceitos pagamentos por depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.
O Inep alerta que o valor da taxa não será devolvido em caso de pagamento em duplicidade ou se o valor for diferente de R$ 85. A única exceção para restituição ocorre em caso de cancelamento oficial desta edição do exame. O edital também esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa para outro participante.
Para o Enem 2026, o Inep concedeu isenção da taxa para alguns perfis, que não precisam gerar a GRU Cobrança. Estão isentos os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2026; estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa; participantes do programa Pé de Meia do Ministério da Educação (MEC); pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); e aqueles que usarão os resultados do exame para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico.
O Ministério da Educação (MEC) e o Inep ampliaram o prazo para pagamento da taxa, com um novo calendário estabelecido. O novo prazo vai de 25 de maio a 22 de junho, e a resposta à solicitação de atendimento especializado está prevista para 26 de junho.






