Nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, divulgou o edital para a construção do túnel imerso que irá conectar os municípios de Santos e Guarujá, um projeto aguardado por décadas. O leilão referente a essa importante obra está agendado para o dia 1º de agosto na B3, a bolsa de valores brasileira.
Prevê-se que o início das obras ocorra em 2026, com um prazo estimado de cinco anos para a sua conclusão. O túnel faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será executado por meio de uma parceria público-privada (PPP), que contará com investimentos de R$ 5,96 bilhões. A aliança entre a União e o estado de São Paulo foi formalizada em fevereiro do ano passado.
Oportunidade histórica para Santos e Guarujá
Durante a cerimônia no Parque Valongo, em Santos, Lula classificou a parceria como “histórica”, enfatizando o compromisso dos governantes em priorizar o bem-estar da população. Ele destacou que as ações do governo federal devem ser independentes de visões políticas:
“Eu quero trazer o Brasil à normalidade. A normalidade é a relação civilizada entre os entes federados, entre prefeito, governadores, presidente da República e deputados federais”, afirmou.
O governador Tarcísio de Freitas também ressaltou que a construção do túnel é uma demanda antiga da comunidade local, mencionando que sua proposta foi discutida pela primeira vez em 1924. Ele expressou gratidão ao presidente por ter colocado o projeto como prioridade.
Características do túnel Santos-Guarujá
O túnel, que será o primeiro do tipo imerso no Brasil, terá uma extensão de 1,5 km, sendo 870 metros dele submersos. A estrutura contará com três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma faixa dedicada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos para pedestres e ciclistas.
Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é feita por balsas que transportam cerca de 23 mil veículos diariamente ou pela rodovia Cônego Domenico Rangoni. A interligação entre as duas cidades recebe um fluxo diário de aproximadamente 78 mil pessoas, e a expectativa é reduzir o tempo de espera de 20 minutos a duas horas para menos de dois minutos com a nova infraestrutura.
Devido ao aumento da altura dos navios que cruzam o Porto de Santos, a construção do túnel tornou-se a alternativa mais viável. O projeto adotará um método de engenharia pré-moldado, envolvendo blocos de concreto submersos a uma profundidade de 21 metros, o que é superior ao calado atual dos navios, que é de 15 metros.
Outras importantes novidades
Além do túnel, também foi anunciado um financiamento de R$ 2,4 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a expansão da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo, que será prolongada em 8,3 quilômetros e incluirá oito novas estações.
Outra notícia significativa foi a celebração de um acordo extrajudicial para recuperar o fundo de pensão do Instituto Portus, beneficiando 8,5 mil famílias e resolvendo questões financeiras que envolvem R$ 5 bilhões.
Por último, ocorreu a assinatura da renovação antecipada da delegação do Porto Organizado de São Sebastião, estendendo sua validade até 2057.