O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) manifestou satisfação na quarta-feira (27 de novembro de 2024) em relação à recente pesquisa da Paraná Pesquisas, que aponta seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), à frente do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao Planalto. Flávio comentou que “o povo se sensibiliza com quem é perseguido” após a divulgação dos resultados.
Resultados da Pesquisa
A pesquisa revelou que, em um cenário hipotético de eleições presidenciais, Jair Bolsonaro alcançaria 37,6% das intenções de voto, enquanto Lula teria 33,6%. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 25 de novembro de 2024 e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, o que caracteriza uma situação de empate técnico entre os pré-candidatos. A íntegra do levantamento pode ser consultada em formato PDF.
Reação do Senador
Flávio Bolsonaro destacou que esta seria a maior diferença já registrada em pesquisas entre os dois candidatos. Ele reforçou a ideia de que “o povo se sensibiliza com quem é perseguido injusta e covardemente”, refletindo sobre o cenário político atual e o impacto das investigações em torno de seu pai.
Contexto da Pesquisa
O levantamento foi realizado em meio ao noticiário sobre uma investigação da Polícia Federal que investiga Jair Bolsonaro por sua suposta participação na organização de um golpe de Estado frustrado no final de 2022. O caso está em análise no Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Os efeitos dessa cobertura midiática são esperados para influenciar a percepção do eleitorado em relação aos candidatos.