O ator Robert Redford morreu aos 89 anos. A confirmação foi feita por Cindi Berger, assessora de imprensa e diretora-executiva da agência Rogers & Cowan PMK, em declaração ao jornal norte-americano The New York Times. Não houve divulgação da causa do falecimento.
Redford atuou como intérprete, realizador, produtor e militante. Tornou‑se conhecido por papéis em obras clássicas como Butch Cassidy (1969) e Todos os Homens do Presidente (1976). Foi agraciado com dois Oscars, entre eles o de Melhor Diretor por Gente como a Gente (1980).
Cineasta morreu em Utah
Segundo o comunicado remetido por Berger, Robert Redford faleceu “nas montanhas de Utah, o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava”. A família pediu privacidade.
Relembre a carreira de Robert Redford
O início da carreira de Redford ocorreu na televisão dos anos 1960, com uma pequena participação na série Maverick. A estreia no cinema deu-se em 1962, no longa Obsessão de Matar, dirigido por Denis Sanders.
A partir daí, construiu uma trajetória sólida no cinema. Ainda na década de 1960, contracenou com Jane Fonda na comédia romântica Descalços no Parque (1967) e integrou o elenco do faroeste Butch Cassidy (1969). Nesse filme, dividiu a cena com Paul Newman e rapidamente se consolidou como galã de Hollywood.
Entre outros títulos de destaque estão Golpe de Mestre (1973), O Grande Gatsby (1974), Todos os Homens do Presidente (1976) e Proposta Indecente (1993). Mais recentemente, participou de duas produções da Marvel: Capitão América 2 (2014) e Vingadores: Ultimato (2019).
Além de atuar, Redford dirigiu e produziu filmes. Recebeu dois Oscars: o de Melhor Diretor por Gente como a Gente (1980) e, em 2002, um Oscar honorário concedido por ser uma “inspiração para cineastas de todo o mundo”.
Fora das telas, fundou o Instituto Sundance, que originou o Festival de Sundance, evento anual dedicado ao cinema independente nos Estados Unidos. Também esteve envolvido em causas ambientais.

Ator anunciou aposentadoria em 2018
- Robert Redford anunciou a aposentadoria como ator em 2018; seu último longa foi O Velho e a Arma, em que interpreta um assaltante em fim de carreira.
- Após isso, passou a viver recluso em um rancho em Utah, afastado das filmagens.
- A família não revelou a causa da morte e pediu privacidade.








