17 de junho de 2025
terça-feira, 17 de junho de 2025

Artistas criam mural destacando raízes afroindígenas em bairro de Guarapari

A pequena comunidade de pescadores artesanais de Porto Grande, uma das áreas com menor renda per capita de Guarapari, está começando a se destacar no cenário artístico. Um mural de mais de 200 metros quadrados, fruto da colaboração entre a artista internacional Chris Barreto, o grafiteiro Starley Bonfim e o jovem artista autodidata Wally Almeida, tem atraído atenção.

Continua após a publicidade

Valorização da cultura local

O projeto Origens busca ressaltar a memória coletiva e pessoal do bairro, que abriga cerca de 500 habitantes. Com o intuito de refletir sobre os saberes das matriarcas e patriarcas locais, o mural destaca as raízes afroindígenas da comunidade, enfatizando ainda a importância da preservação ambiental.

Continua após a publicidade

Wally Almeida, que se encontrou com outros artistas durante o processo, ficou impressionado com as histórias dos moradores mais antigos. Ele expressa: “Me sinto realizado e honrado com esse mural, que é impactante e me representa”.

Importância do mural

Localizado na rua principal do bairro, o mural é estratégico, pois a região, anteriormente semi-rural, enfrenta um processo de urbanização acelerado. Situado entre a praia e a Lagoa Mãe-Bá, Porto Grande possui uma bela natureza, mas também enfrenta desafios como a cobiça imobiliária, que resulta em destruição da mata e poluição das águas.

Retorno às raízes

Chris Barreto, capixaba que passou mais de 20 anos em Nova York, retornou ao Brasil durante a pandemia de Covid-19. Conhecendo Wally em Porto Grande, decidiram unir forças em projetos criativos, junto a Starley Bonfim, que já havia desenvolvido parcerias na área. Chris comenta: “Criamos uma sincronia muito forte, unindo força de trabalho e afinidade para criar arte urbana que valoriza nossas raízes”.

Desafios e novas perspectivas

Starley Bonfim descreve a experiência de colaborar como uma honra, ressaltando o talento de seus colegas. Contudo, o trabalho foi desafiador, exigindo concentração e esforço físico. Ele observa: “Nada destrói a importância do que estamos materializando na comunidade, e ver as reações das crianças é muito inspirador”.

O mural em Porto Grande representa apenas o início do projeto Origens. Futuramente, a ideia é expandir para outras comunidades na região da Lagoa de Mãe-Bá e realizar intercâmbios artísticos em países como os Estados Unidos.

Artistas locais

Wally Almeida, um artista autodidata de 22 anos, cresceu em Porto Grande e começou sua trajetória artística desenhando na areia aos 4 anos. Chris Barreto mistura sua raiz indígena com Pop Art e graffiti, tendo obras expostas em renomados museus. Starley Bonfim, fundador do coletivo FG Crew, traz as narrativas da afrodiáspora para os muros urbanos, representando a beleza da população negra.

Esse projeto evolutivo demonstra como a arte pode ser um meio poderoso de celebrar e preservar a cultura local, ao mesmo tempo em que promove a conscientização social.


Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:15 am
Anoitecer
05:09 pm
20ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.57 km/h
18/06
Qua
Mínima
20ºC
Máxima
25ºC
19/06
Qui
Mínima
19ºC
Máxima
26ºC
20/06
Sex
Mínima
19ºC
Máxima
25ºC
21/06
Sáb
Mínima
19ºC
Máxima
27ºC
Colunistas
Myrna Morelli

Artesanato Terapêutico: Como Trabalhos Manuais Ajudam no Alívio do Estresse

Leia também