domingo, 06 de outubro de 2024

Mudanças climáticas: 2022 foi o ano mais quente da Espanha

O ano de 2022 foi o mais quente na Espanha desde que o país começou a registrar as temperaturas médias, afirmou nesta segunda-feira (2) o principal órgão meteorológico espanhol.

O aquecimento global faz as temperaturas subirem em todo o mundo, e a Espanha registrou média de 15,5°C, batendo o recorde que era de 2016 e fazendo de 2022 o ano mais quente da série histórica.

Segundo dados da Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), trata-se da primeira vez que a temperatura média anual superou a marca dos 15°C. Em 1916, primeiro ano das medições, a média era de pouco mais de 12,5°C. Ainda de acordo com a Aemet, até 2011 a Espanha nem sequer tinha ultrapassado os 14,5°C, mas, desde então, as temperaturas médias já o fizeram cinco vezes.

Relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 2021 apontou que a frequência de eventos climáticos extremos se multiplicou por cinco em 50 anos. O mais recente foi a onda de frio na América do Norte, que deixou grandes áreas de EUA e Canadá sob grossas camadas de neve e mais de 60 mortes.

Entre maio e outubro de 2022, a Espanha viveu o outro extremo. Ondas de calor em série provocaram temperaturas escaldantes, grandes secas, incêndios florestais, danos a plantações e restrições no uso da água. Em algumas regiões do país, os termômetros registraram mais de 40°C.

Em relatório publicado em dezembro, a Aemet afirmou que, com exceção de março e abril, todos os meses de 2022 na Espanha foram “mais quentes que o normal, especialmente maio, julho e outubro”.

A ausência de chuvas quase bateu um recorde histórico. O país registrou um de seus anos mais secos em 2022, com apenas 2005 e 2017 tendo recebido menos precipitação, afirmou a agência. Dados da pasta do Meio Ambiente espanhol apontam que os reservatórios do país fecharam o ano com 43% da capacidade —a média dos últimos dez anos é de 53%.

Barcelona e outras áreas da região nordeste da Catalunha impuseram restrições de água devido à falta de chuva. Está proibido, por exemplo, usar água potável para lavar quintais e carros e para encher piscinas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que Espanha e Alemanha foram os países mais afetados pelo calor extremo, que provocou, segundo a entidade, ao menos 15 mil mortes na Europa. O calor pode matar induzindo uma insolação, que causa danos em órgãos como rins e cérebro, mas também pode desencadear outros problemas letais, como ataques cardíacos ou problemas respiratórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Repatriação de brasileiros do Líbano é adiada

A Operação Raízes de Cedro, que vai repatriar brasileiros...

Doramas Coreanos: confira 12 opções dubladas para você assistir

Os doramas coreanos dublados em português são verdadeiros queridinhos...

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427