Crimes de importunação sexual e assédio chamaram atenção dos capixabas nesta semana. Só nos últimos dois dias, vários casos foram noticiados pela imprensa e após forte atuação da polícia, quatro suspeitos foram presos.
Em São Mateus, no norte do Estado, um médico de 60 anos foi preso após passar as mãos nos seios e nas nádegas de uma paciente de 19 anos. Ela chegou na unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesta terça-feira (1º), com queimação no estômago.
O médico pediu que a jovem levantasse a blusa para examiná-la. O homem então teria passado a mão nos seios e nas nádegas da mulher, que mesmo nervosa conseguiu gravar um áudio que incriminasse o médico. Ele ainda teria dito para moça o esperar fora da unidade.
Assim que saiu do consultório, ainda nervosa e chorando, foi para casa de um amigo que a orientou a procurar a polícia. O médico foi detido e não reagiu à prisão. Na delegacia, os policiais descobriram outros crimes contra o suspeito. Três de 2017 e um registrado na última segunda-feira (31). Ele foi levado para o sistema prisional.
Prefeitura lamenta o fato
A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lamentou a situação e informou que está esperando a conclusão da apuração dos fatos para tomar as medidas administrativas cabíveis. A secretária informou ainda que o médico é contratado por uma empresa que presta serviço de plantão médico e que atende o Consórcio Regional de Saúde.
Mas este não é um caso isolado. Outros crimes relacionados à abuso e importunação sexual foram registrados nos últimos dias.
Homem preso em Cariacica por mostrar pênis no meio da rua
Em Cariacica, um homem de 26 anos foi preso na noite desta terça-feira (1º) suspeito de mostrar o pênis para pessoas que passavam na avenida Campo Grande, em Cariacica.
De acordo com o boletim da Guarda Municipal, duas mulheres pediram ajuda porque o suspeito estava mostrando o órgão genital para elas.
Os agentes abordaram o homem e pediram que ele parasse com o ato, mas ele se negou e ainda xingou os guardas. Como resistiu à prisão, o suspeito foi imobilizado pelos guardas municipais, caiu na calçada e bateu com a boca no chão quando os agentes tentaram algemá-lo.
Preso dentro do Transcol por importunação sexual contra grávida
Na última segunda-feira (31), em Cariacica, um homem foi preso suspeito de cometer ato libidinoso dentro de um ônibus do sistema Transcol. Ele teria sentado ao lado de uma mulher grávida de 7 meses quando começou a mexer no órgão genital.
O caso ocorreu em Cariacica. Christofer Bartolomeu Fernandes de Souza, de 25 anos, foi preso em flagrante. A passageira, vítima do assédio, de 31 anos, contou que embarcou no coletivo no bairro Santana. Ela se sentou ao lado do suspeito e disse que começou a sentir o braço do rapaz encostando no dela. Foi então que percebeu que ele estava com a mão por dentro da calça, mexendo no órgão genital.
Já no Dia das Crianças, 12 de outubro, um homem foi preso por abusar sexualmente de duas mulheres dentro de um ônibus do sistema transcol. Um homem de 25 anos, identificado como Carlos Augusto Santana, foi preso em flagrante após abusar sexualmente de duas mulheres em ônibus em Vitória. A primeira vítima foi uma mulher de 31 anos que trabalha no Aeroporto de Vitória e estava no coletivo depois do dia de trabalho.
A Polícia Civil informa que o homem conduzido foi autuado em flagrante pelo crime de importunação sexual (duas vezes) e será encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.
Em apenas 48 horas, três homens são presos por abuso ou importunação sexual no ES