...

Por que o atum azul é tão caro? Sabor e tradição explicam

Que algumas espécies de atum podem chegar a valores milionários, disso já sabemos. Mas, por que o atum azul é tão caro? Na última quinta-feira (5), um atum-rabilho (outro nome do atum azul) foi vendido por 36,04 milhões de ienes (cerca de R$ 1,4 milhão) no tradicional primeiro leilão do ano no mercado de peixe de Toyosu, em Tóquio.

O preço pago pelo peixe de 212 quilos foi mais que o dobro do valor pago no ano passado por um atum-rabilho (16,88 milhões de ienes). O valor, no entano, não é o maior da série histórica, iniciada em 1999. Na verdade, é o peixe deste ano é o sexto mais alto já pago no principal mercado atacadista de Tóquio.

Qualidade, tradição e um bocadinho de supertição. Essa combinação é o que explica por que o atum azul é tão caro. A explicação é do chef chef Kazuo Harada, do restaurante oriental Emy. “A tradição japonesa diz que o primeiro atum bluefin do ano é um ‘amuleto de sorte’. Isso dá status e visibilidade para o restaurante que compra o peixe”, conta.

Segundo o chef, o sabor da carne e a dificuldade cada vez maior para encontrar o atum azul são outros pontos que explicam o valor elevado. A carne do atum azul, ou bluefin, é considerada uma das mais saborosas do mundo. O que confere o sabor especial é, principalmente, a gordura que fica entremeada nas fibras musculares, principalmente nas partes mais gordas do atum azul.

Em Curitiba, algumas casas especializadas em comida oriental servem o atum azul. Esse é o caso do próprio Emy e também do Fujii Cozinha Japonesa. Como é um produto sazonal e que precisa ser servido fresco, nem sempre ele está disponível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Quatro Festivais Gastronômicos no Espírito Santo: datas confirmadas

Os amantes da gastronomia já podem marcar seus calendários....

Jantar de dia dos namorados: paella de legumes

 Ingredientes 1 cebola descascada e picada 3 dentes de...

Festa junina: aprenda a fazer pé de moça

Ingredientes (15 porções) 500 g de amendoim (torrado e...
g