domingo, 13 de outubro de 2024

Paralimpíada de Paris: Espírito Santo terá 11 representantes

Representantes do Espírito Santo, tanto nativos quanto aqueles que adotaram o estado como lar, estarão presentes na Paralimpíada de Paris 2024, cujo início será nesta quarta-feira (28). Os capixabas que disputarão medalhas incluem Bruno Kiefer, Daniel Mendes, Lorraine Gomes, Luiza Fiorese, Marcos Vinícius de Oliveira, Mariana Gesteira, Patrícia Pereira e Thiago Costa, competindo nas modalidades de atletismo, natação, tiro esportivo e vôlei sentado. Além deles, também foram convocados o técnico Leonardo Miglinas, o atleta-guia Fernando Martins e o apoio do tiro esportivo Mario Pinheiro Junior.

Dentre os atletas selecionados, Bruno Kiefer, Lorraine Gomes, Luiza Fiorese, Marcos Vinícius de Oliveira e Patrícia Pereira são beneficiados pelo Bolsa Atleta, enquanto Mariana Gesteira é contemplada pelo programa Voe Atleta. Ambos os programas são promovidos pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um e suas ligações com a Sesport:

ATLETISMO

Daniel Mendes – Natural de Nova Venécia, mas atualmente residindo em São Paulo, Daniel Mendes está indo para sua quarta Paralimpíada aos 45 anos. Com três medalhas no currículo — prata em Londres 2012 e ouro e bronze no Rio 2016 —, ele é um dos homenageados na Calçada da Fama da Sesport.

Lorraine Gomes – Nascida em Vitória, Lorraine Gomes vai competir em sua primeira Paralimpíada. Entre seus principais feitos estão as medalhas de bronze nos 100 e 200 metros no Parapan-Americano de Santiago 2023. Ela competirá ao lado do atleta-guia Fernando Martins, que também estará em Paris para acompanhá-la. Contemplada pelo Bolsa Atleta, Lorraine realiza parte de seus treinos físicos na Academia de Alto Rendimento José de Anchieta Fontana, na Sesport.

Marcos Vinícius de Oliveira – Natural de Jaguaré, Marcos Vinícius também participará de sua primeira Paralimpíada. Iniciou a carreira no atletismo em 2016 e atualmente é bicampeão brasileiro nos 200m e 400m, além de medalhista de prata nos 100m e 400m no Parapan-Americano de Santiago 2023. Contemplado pelo Bolsa Atleta, realiza parte de seus treinos na Academia de Alto Rendimento da Sesport.

NATAÇÃO

Mariana Gesteira – Natural de Itaboraí, no Rio de Janeiro, Mariana Gesteira se mudou para o Espírito Santo em 2020 e atualmente treina no Clube Álvares Cabral. A nadadora participará de sua segunda Paralimpíada e conquistou a medalha de bronze nos 100m livre na Paralimpíada de Tóquio 2021, na Classe S9. Ela é contemplada pelo Voe Atleta e realiza parte de seus treinos na Academia de Alto Rendimento da Sesport. Acompanhada pelo técnico Leonardo Miglinas, Mariana estará em sua segunda Paralimpíada, após participar das edições do Rio e Tóquio.

Patrícia Pereira – Nascida em Cariacica, Patrícia Pereira é nadadora da classe S4 e competirá em sua terceira Paralimpíada. Ela já conquistou a medalha de prata no revezamento 4x50m livre misto em 2016 e a medalha de bronze no mesmo evento em 2020. Assim como Daniel Mendes, Patrícia recebeu uma estrela na Calçada da Fama da Sesport. É contemplada pelo Bolsa Atleta.

TIRO ESPORTIVO

Bruno Kiefer – Natural de Vitória, Bruno Kiefer participará de sua primeira Paralimpíada na classe SH2. Aos 38 anos, ele possui um currículo repleto de conquistas, incluindo medalha de bronze no Mundial de Lima 2023 e no Parapan-Americano de Lima 2019. É beneficiado pelo Bolsa Atleta. Mario Pinheiro Junior, também do Clube Álvares Cabral e natural de Cachoeiro de Itapemirim, acompanhará Bruno em Paris como apoio do tiro esportivo.

 VÔLEI SENTADO

Luiza Fiorese – Nascida em Venda Nova do Imigrante, Luiza estará em sua segunda Paralimpíada. Em Tóquio 2021, conquistou a medalha de bronze com a seleção brasileira. Anteriormente praticava handebol, mas, após ser diagnosticada com osteossarcoma aos 15 anos, destacou-se no vôlei sentado e conquistou a medalha de ouro no Mundial da Bósnia em 2022. É beneficiada pelo Bolsa Atleta.

Thiago Costa– Natural de Vila Velha e residente em São Paulo desde os 10 anos, Thiago Costa fará sua estreia em Paralimpíadas. Integrante da seleção brasileira masculina de vôlei sentado, ele é tetracampeão brasileiro e foi nomeado MVP (jogador mais valioso) na última edição do Campeonato Brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Maíra Viana e Maylla Venturin representam o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Bodyboarding no Peru

Maíra Viana, atual campeã mundial profissional de bodyboarding, embarca...

La Liga solicita prisão de responsáveis por campanha de ódio contra Vini Jr.

A La Liga (entidade responsável pelo Campeonato Espanhol) está...

São Pedro Beach Soccer ganha mundial feminino

O São Pedro Beach Soccer conquistou pela primeira vez...

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427