Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio, o Ministério da Educação (MEC) revela um balanço parcial da Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática. Este processo envolveu 57.080 contribuições de educadores de todas as 27 unidades da Federação e 4.118 municípios, abrangendo 24.165 escolas em todo o Brasil.
Os dados completos serão apresentados em julho, visando promover reflexões sobre as necessidades dos educadores e aprimorar a valorização do ensino de matemática. O MEC pretende, por meio dessa escuta, não apenas melhorar as práticas pedagógicas, mas também fortalecer as vozes dos professores e incluir suas perspectivas na definição de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem em matemática.
Perfil dos educadores participantes
Os responsáveis pelas respostas são pedagogos e licenciados em matemática atuando nos diferentes níveis de ensino:
– Anos iniciais do ensino fundamental: 28.024 questionários
– Anos finais do ensino fundamental: 21.517 questionários
– Ensino médio: 7.093 questionários
– Educação profissional e tecnológica: 446 questionários
A escuta, realizada em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), esteve aberta de 17 de março a 30 de abril, coletando percepções de professores de matemática de todo o país.
Questões abordadas
Os questionários distribuídos na Escuta Nacional exploraram temas como o perfil dos docentes, suas crenças, atitudes, formações, contexto de trabalho, clima escolar, currículos e práticas pedagógicas.
OBMEP: uma ação do MEC
Uma das iniciativas do MEC para promover o ensino de matemática é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que recebeu investimento de R$ 38,9 milhões. A competição visa estimular estudantes, professores e a comunidade escolar no aprendizado da matemática, além de promover a integração entre escolas, universidades e institutos de pesquisa.
Comemorando 25 anos em 2025, a OBMEP é dirigida a escolas públicas e privadas do Brasil, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A olimpíada é promovida com recursos do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Objetivos da OBMEP
Os principais objetivos da OBMEP incluem estimular o estudo da matemática, melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando acesso a material didático de qualidade, identificar jovens talentos e incentivá-los a entrar em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.
Premiações
Os estudantes premiados recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de bolsas de iniciação científica e certificados de menção honrosa. Os professores são agraciados com diplomas e livros de apoio, enquanto as escolas recebem kits esportivos, materiais didáticos e troféus.
Impa Tech
Ter um bom desempenho na OBMEP é um dos requisitos para o ingresso no Impa Tech, primeiro curso de graduação do Impa, localizado no Rio de Janeiro. O Impa Tech é gratuito e visa capacitar os estudantes com uma formação sólida em matemática, tecnologia e inovação, preparando-os para o mercado de trabalho em um ambiente próximo a startups e empresas do setor.