terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Mais da metade dos estudantes carece de noções básicas de matemática

Resultados recentes do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss) revelam que mais da metade dos estudantes brasileiros do ensino fundamental não possui conhecimentos básicos de matemática. O relatório, divulgado nesta quarta-feira (4), mostra que esses alunos estão abaixo do nível considerado mínimo de proficiência na disciplina. Em relação às ciências, mais de 33% dos estudantes também não atingiram a pontuação necessária para o desempenho básico. Apenas 1% dos alunos conseguiram alcançar o nível máximo de conhecimento em ambas as áreas.

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Desempenho no 4º e 8º ano

No 4º ano, a maioria dos estudantes não conseguiu resolver problemas simples em matemática, como somas básicas, e em ciências, não identificou a necessidade de luz para a sobrevivência das plantas. O Brasil participa do Timss pela primeira vez, tendo aderido ao estudo em 2022, com a aplicação das provas ocorrendo entre agosto e setembro de 2023. No total, 72 países participaram desta edição.

Avaliação e formatos das provas

O Timss é realizado a cada quatro anos e avalia o desempenho de estudantes em matemática e ciências nos 4º e 8º anos do ensino fundamental. As provas, eletrônicas, exigiram que os participantes do 4º ano realizassem duas sessões de 36 minutos, enquanto os do 8º ano tiveram duas sessões de 45 minutos.

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Pontuação e níveis de proficiência

As pontuações são classificadas em quatro níveis: baixo (a partir de 400 pontos), intermediário (475), alto (550) e avançado (625). O Brasil obteve uma média de 400 pontos em matemática e 425 pontos em ciências no 4º ano, enquanto a média internacional foi, respectivamente, 503 e 494 pontos. No 8º ano, as médias de pontuação foram ainda mais baixas, com 378 pontos em matemática e 420 pontos em ciências, contra a média internacional de 478 pontos para ambos os temas.

Retrospecto do desempenho

Os dados indicam que uma parte significativa dos alunos brasileiros apresenta um desempenho muito abaixo do esperado. No 4º ano, 51% dos estudantes ficaram abaixo do nível mínimo em matemática e, no 8º ano, essa cifra aumentou para 62%. Nas ciências, 39% dos alunos do 4º ano e 42% do 8º ano também não atingiram o nível básico. Comparativamente, a média internacional é consideravelmente inferior, com apenas 9% e 19% dos alunos não alcançando o nível mínimo no 4º e no 8º ano, respectivamente. Apenas 1% dos estudantes brasileiros se destacou, alcançando o nível máximo nas avaliações.

Comparação internacional

Quando comparado a outros países participantes, o Brasil apresenta um posicionamento no final da lista. No 4º ano, ficou em 51º lugar em ciências e 55º em matemática, entre 58 países. No 8º ano, a posição foi 33º em ciências e 41º em matemática, considerando 42 países. O Brasil ficou atrás de nações como Chile, Espanha, Portugal, Canadá, Coreia e Finlândia, superando apenas o Marrocos em todos os rankings.

Participação e abrangência do estudo

A edição deste ano do Timss envolveu uma amostra de 44.900 estudantes brasileiros: 22.130 do 4º ano de 796 escolas e 22.770 do 8º ano de 849 instituições. Também participaram 904 professores de matemática e 916 de ciências, que responderam a questionários durante a pesquisa. Este estudo, organizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA), avalia o desempenho educacional desde 1995.

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