domingo, 06 de outubro de 2024

Especialista fala sobre 10 erros mais comuns no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma verdadeira maratona de questões que exige dos alunos atenção e preparo. No entanto, a falta de cuidado com detalhes aparentemente pequenos pode levar muitos candidatos a perder pontos preciosos. Professores das áreas de Humanas, Exatas e Redação destacam os 10 erros mais comuns que, se evitados, podem fazer a diferença no resultado final.

Segundo Cristian Loch, professor de Matemática do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), os alunos frequentemente subestimam a importância de ler o enunciado com atenção. “A pressa em resolver a prova faz com que muitos estudantes não percebam palavras-chave como ‘aproximadamente’ ou ‘em relação a’. Essas expressões mudam completamente o que a questão está pedindo. E, mesmo dominando o conteúdo, o aluno acaba errando por pura desatenção”, afirma o professor.

Na área de Ciências da Natureza, Luis Fernando Cordeiro, professor de Física e orientador pedagógico do Curso Positivo, em Curitiba (PR), alerta que muitos alunos ignoram dicas valiosas contidas nas alternativas. “Na pressa, o aluno vai direto para o cálculo, mas, às vezes, a própria alternativa já dá pistas sobre qual caminho seguir. Nem sempre é necessário fazer todas as contas com exatidão; muitas vezes basta observar o intervalo das respostas e fazer aproximações. Isso economiza tempo e aumenta a chance de acerto”, explica.

Quando o assunto é Redação, segundo Gabriel Barbosa Felix, professor de Redação do Curso Positivo, o erro mais comum é a falta de coesão. “Muitos alunos escrevem parágrafos isolados, sem conexão entre si, o que compromete a argumentação e faz o texto perder fluidez. É essencial que o estudante faça uma transição clara entre as ideias, criando um fio condutor que amarre bem os argumentos”, explica. O especialista também alerta: “Tirando as palavras que fazem menção direta ao tema da redação, que podem ser repetidas ao longo do texto, a repetição de termos pode empobrecer a escrita”, afirma.

Evite esses erros e aumente suas chances na prova:

1. Ignorar palavras de aproximação

Palavras como “aproximadamente”, “cerca de” e “em torno de” são essenciais em questões de cálculo, especialmente em Matemática e Ciências da Natureza. Muitos alunos ignoram esses termos e tentam buscar respostas exatas, o que nem sempre é necessário.

2. Desconsiderar as unidades de medida

Em questões de Física e Química, esquecer de converter unidades, como de metros para centímetros ou de horas para segundos, é um erro comum. Esse detalhe pode comprometer toda a resolução do problema.

3. Não identificar o tema central da questão

Muitas vezes, os alunos tendem a seguir a ordem da questão, lendo o enunciado e depois a pergunta. “Principalmente em questões com textos maiores, orientamos a começar lendo a pergunta de fato, normalmente posicionada entre o texto e as alternativas, para depois ler efetivamente o enunciado. Assim, o aluno já sabe o que procurar no enunciado e entender o foco da questão”, sugere Cordeiro.

4. Erro na interpretação de gráficos e tabelas

Alguns gráficos apresentam mais de uma variável ou múltiplos eixos. A leitura incorreta desses elementos faz com que o aluno perca informações cruciais. É fundamental observar as legendas e escalas para evitar erros.

5. Uso inadequado de fórmulas

Na pressa de resolver rapidamente, muitos alunos aplicam fórmulas sem verificar se são adequadas à situação proposta. Revisar o enunciado antes de escolher a fórmula pode evitar erros. “Às vezes, a fórmula certa está na ponta da língua, mas o problema exige um raciocínio diferente”, esclarece Loch.

6. Falta de planejamento na redação

Segundo Felix, não planejar a redação leva o aluno a criar um texto confuso, sem um argumento central claro. “Sem um bom planejamento, o estudante acaba escrevendo qualquer coisa que vem à mente, e isso prejudica a qualidade da argumentação”, ressalta.

7. Repetição de ideias e argumentos

Outro erro comum na redação é repetir a mesma ideia várias vezes, em vez de desenvolver novos e sólidos argumentos. Isso empobrece o texto e prejudica a coesão. “É preciso uma progressão de ideias, em que cada parágrafo traga algo novo”, recomenda o professor de Redação.

8. Confusão com números decimais

Em questões de Matemática, confundir a posição da vírgula nos números decimais é um erro clássico, especialmente em operações com grandes números ou ao arredondar resultados.

9. Falta de revisão

Muitos alunos entregam a prova sem revisar as respostas, o que aumenta a chance de erros simples passarem despercebidos. “Uma segunda leitura pode ajudar a identificar erros de interpretação ou de cálculos que o aluno não percebeu inicialmente”, alerta Loch.

10. Gestão ineficiente do tempo

A má gestão do tempo é um dos maiores desafios para os  candidatos. “O Enem é uma prova longa e cansativa. Saber quanto tempo dedicar a cada questão é essencial. Muitos gastam tempo demais em uma questão difícil e depois ficam sem tempo para as mais fáceis”, conclui Cordeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Cursos de montador de móveis e marceneiro são promovidos pela Setades

A Setades, em parceria com o Shopping Moxuara, está...

Cresce em 5,6% o número de estudantes de ensino superior no Brasil

O total de estudantes nos cursos de ensino superior...

MEC divulga cartilha de redação do Enem

### Inep Lança Cartilha para Redação do Enem 2024 O...

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427