segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Plataforma X solicita ao STF liberação de seu funcionamento no Brasil

A plataforma X (anteriormente Twitter) finalmente apresentou, nesta quinta-feira (26), os documentos solicitados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo a uma das últimas exigências para que a rede social possa ser restabelecida no Brasil.

No ofício protocolado, o X afirma que “adotou todas as providências indicadas por Vossa Excelência como necessárias ao restabelecimento do funcionamento da plataforma no Brasil”. Com isso, a empresa espera que o cumprimento das ordens possibilite a retomada do acesso à rede social no país.

A suspensão do X no Brasil foi decretada em 29 de agosto deste ano pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, e, na semana seguinte, a decisão foi mantida por unanimidade pela Corte. Inicialmente, o proprietário da plataforma, Elon Musk, demonstrou resistência às ordens do governo brasileiro, mas, com o prolongamento da suspensão, a empresa começou a cumprir as determinações judiciais, iniciando pelo bloqueio de contas ligadas a investigações.

Além disso, o X pagou a multa acumulada de R$ 18,3 milhões por descumprir as ordens da Justiça. Mais recentemente, a rede social também nomeou representantes legais para atuar no Brasil, uma das pendências que motivaram a suspensão.

No documento, a empresa solicita o desbloqueio imediato da plataforma: “Tendo em vista o integral cumprimento das determinações estabelecidas por Vossa Excelência, o X Brasil requer seja autorizado o restabelecimento da plataforma X para acesso dos seus usuários em território nacional, com a consequente expedição de ofício à Anatel, para que cesse as medidas de bloqueio anteriormente adotadas”.

A petição foi assinada pelos advogados Fabiano Robalinho Cavalcanti e Caetano Berenguer (Bermudes Advogados), André Zonaro Giacchetta (Pinheiro Neto Advogados) e Sérgio Rosenthal (Rosenthal Advogados Associados). O documento inclui a cópia autenticada das procurações societárias que oficializam Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como a nova representante do X no Brasil.

Ainda não há previsão para o retorno da atividade da rede social no país, mas a expectativa é de que o desbloqueio ocorra em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Cariacica abre inscrições para 110 vagas em cursos gratuitos nas áreas de beleza e estética

Cariacica abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para 110...

O Futuro da inteligência artificial no Brasil: desafios e portunidades em hardware

Embora muitas pessoas associem a Inteligência Artificial (IA) a...

Anvisa propõe novas advertências sanitárias para embalagens de cigarros e expositores

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou novas...

Turismo no Espírito Santo registra forte crescimento no 2º trimestre de 2024

O setor turístico do Espírito Santo registrou resultados animadores...

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427