A Academia Espírito-santense de Letras (AEL) vai comemorar seus 103 anos de fundação em grande estilo. A segunda instituição cultural mais antiga do Espírito Santo realizará uma solenidade aberta ao público no dia 3 de setembro, às 19h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, localizado na Praça João Clímaco, Cidade Alta, no Centro de Vitória.
Entre os destaques da celebração estão a premiação dos alunos vencedores do concurso estudantil “Eu e o meu Futuro”, apresentações musicais e uma coquetel de encerramento. O concurso de composição escrita, promovido pela Academia, envolve alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal de Vitória.
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Vitória, através da Gerência de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação da pedagoga Elisângela Souza. As composições foram avaliadas por uma comissão formada pelos acadêmicos Jonas Reis, Sérgio Aboudib, Fábio Daflon, Anaximandro Amorim e Marcos Tavares.
Os vencedores serão agraciados com medalhas e certificados, e seus textos serão publicados no site da AEL ( www.ael.org.br ).
Atração musical com Grupo Vocal Acord
O evento contará com a participação do Grupo Vocal Acord, composto por estudantes da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O grupo, formado por Alisson Xavier, Luísa Elena, Samuel Cabidelle e Leo Aranzedo, apresentará um repertório especial inspirado na Música Popular Brasileira, sob a orientação do professor de Canto Popular Thomas Davison.
AEL e a Homenagem a Camões
Durante a solenidade, a presidente da Academia Espírito-santense de Letras , Ester Abreu Vieira de Oliveira, falará sobre a trajetória centenária da instituição, destacando sua contribuição para a cultura literária capixaba. Além disso, o evento será uma homenagem aos 500 anos de nascimento de Luís de Camões,