Ontem, quinta-feira (6), destacou-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho – necessário para a prevenção de uma série de doenças em recém-nascidos. No município da Serra, ele é realizado em qualquer uma das unidades de saúde da rede municipal e no Hospital Municipal Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras.
Até abril de 2024 foram realizados 2.191 testes do pezinho nas unidades de saúde da Serra. Em todo o ano de 2023, foram 6.394. O período ideal para coleta é entre o 3º e 5º dia de vida do bebê.
O teste do pezinho faz parte da Triagem Neonatal, é obrigatório e realizado em todos os recém-nascidos. O exame é rápido e não traz risco para a criança. Nesse exame, o sangue é coletado do pé do recém-nascido.
Realizado no tempo correto, o teste do pezinho pode identificar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinodase, hemoglobinopatias, fibrose cística e toxoplasmose congênita, dentre outras doenças.
Como elas podem levar a quadros clínicos graves e até ao óbito, quanto antes for feito o diagnóstico melhor para iniciar o tratamento e para o desenvolvimento do bebê.