A empresária e pós-doutora em química Daniela Vieira é um exemplo. Mãe de duas meninas, de seis e quatro anos de idade, percebeu o potencial das experiências científicas como ferramenta de desenvolvimento integral para suas filhas e outras crianças. Assim nasceu o “Ciência para Vida”, uma empresa que visa formar indivíduos protagonistas de suas próprias vidas por meio do laboratório portátil “Box Pequeno Cientista”. Porém, os desafios começaram antes mesmo do nascimento do negócio.
Para as mães que pensam em empreender, a empresária aconselha a investir, reforçando a importância da organização. “Houve uma época em que eu ficava perdida, até aprender a anotar o que deve ser feito e a estabelecer prioridades. Portanto, com planejamento, força de vontade e vários planos para conseguir lidar com imprevistos, é sim possível ser bem-sucedida sem deixar a família de lado.”
A analista do Sebrae/ES e gestora estadual do Sebrae Delas, Andrea Gama, salienta que apoiar iniciativas de mães empreendedoras é fundamental. “Essas mulheres enfrentam desafios únicos ao equilibrar suas responsabilidades familiares com o desenvolvimento de seus negócios. Dessa forma, reconhecer e dar suporte a elas contribui para a igualdade de gênero e fortalece a economia local”. Andrea pontua que o empreendedorismo materno pode impulsionar a inovação e a diversidade, trazendo novas perspectivas e soluções para o mercado.
Serviço:
Empreendedorismo feminino
O que: trilhas de desenvolvimento para mulheres que querem empreender e fazer a diferença no mercado
Inscrições: https://bit.ly/3JUEYPG
Mentoria Delas para Elas
Temas atendidos: competências sócio emocionais, comportamento empreendedor, gestão de negócio e liderança
Inscrições: https://bit.ly/3UT09Ie
Curso Mulheres em Foco
Habilidades desenvolvidas: auto imagem, autoconfiança, comunicação, tomada de decisões e liderança
Inscrições: https://bit.ly/3ydqM1F