O Sindibancários/ES está alertando para a ocorrência de um golpe na praça que envolve o uso indevido da marca da entidade sindical. Golpistas, valendo-se das informações públicas divulgadas pelo Sindicato sobre a ação de equiparação salarial entre o Banco do Brasil e o Banco Central, estão tentando extorquir bancários.
Os fraudadores, por meio do WhatsApp, utilizam a logomarca do Sindibancários/ES e mencionam até mesmo um ex-advogado falecido para conferir credibilidade à sua abordagem.
O Sindicato já formalizou uma denúncia do golpe à Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos. No entanto, reforça que os beneficiários da ação do Banco do Brasil devem tomar precauções e enviar mensagens exclusivamente para o número de WhatsApp da Secretaria Jurídica do Sindicato (27 996508033). É essencial fornecer o nome completo e solicitar orientação sobre a documentação a ser enviada.
Bancários e bancárias que receberem mensagens suspeitas via WhatsApp ou e-mail são orientados a entrar em contato com a Secretaria Jurídica do Sindicato pelos telefones (27) 3331 9988 / (27) 99650-8033 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected] antes de realizar qualquer pagamento ou envio de documentos.
Em caso de confirmação da tentativa de fraude, é recomendado que o bancário ou bancária registre um boletim de ocorrência policial. O Sindibancários/ES ressalta a importância da vigilância coletiva para evitar possíveis danos aos trabalhadores do setor bancário.