Os dias de sol empolgaram muita gente e motivaram a retirada do carro da garagem para um passeio, no último fim de semana, em Vitória. A já prevista maior movimentação de veículos, em especial ao redor das praias, fez a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) intensificar a fiscalização nesses dias, quando mais de 500 motoristas foram multados na capital.
O que chama mais atenção, é que 67% dos autos de infração aplicados são por estacionamento irregular. Ou seja, a cada dez multas, sete são por este motivo. É o tal do “jeitinho” que muitos motoristas adotam, a fim de pararem próximo ao lugar de destino. Exemplos são os carros estacionados em frente a garagens, na contramão de ruas, em cima de canteiros e em acessos de pessoas com deficiência.
“Os condutores precisam compreender que todos fazem parte do trânsito e quando há desrespeito às leis, toda a sociedade ao redor vai ser penalizada, seja porque o fluxo de veículo vai ser interrompido, seja porque algum morador não poderá sair de casa ou uma pessoa cadeirante não poderá acessar um lugar, entre outros. O respeito deve ser o primeiro a ser pensado”, pontua Brunno Xavier, Gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito, da Guarda Civil Municipal de Vitória.
Vale lembrar que a Secretaria de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) da capital mantém a sinalização atualizada, o que já ajuda a saber exatamente onde pode e onde não pode deixar o veículo.
Sanções
As sanções por estacionamento inadequado estão relacionadas no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde estão inseridas cada penalidade e valor mediante a gravidade, podendo chegar até a remoção do veículo.
A segunda colocada na lista de infrações do final de semana é a recusa em realizar o teste do bafômetro. Outra situação que preocupa. “Quando o condutor se recusa ao exame do etilômetro, o Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa. A critério da fiscalização, isso é preocupante pois já nos traz o primeiro indicativo de embriaguez ao volante e também de risco de acidente”, destaca Brunno Xavier.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.