Com cinco finais de semana, o mês de agosto que começa nesta terça-feira, vai nos contemplar com duas superluas. O evento acontece nos dias 1 e 30. As informações são do Observatório Nacional. A superlua acontece quando o único satélite natural da terra está a 90% do seu perigeu – que é a sua maior aproximação da Terra. Quando isto acontece, a Lua parece maior e mais brilhante no céu.
Nesta terça-feira (1º), a Lua estará totalmente cheia a partir das 15h31, horário de Brasília, de acordo com o site Timeanddate, especializado em fusos horários. O evento está sendo chamado de “Lua esturjão”, em alusão aos peixes encontrados nos grandes lagos, na América do Norte. A Lua estará a 357.530.
Já a superlua do dia 30, o Timeandate informa que a Lua vai ser visível e totalmente cheia a partir das 22h35, horário de Brasília. Esta será uma “superlua azul”, por ser a segunda do mês. Nesta ocasião, o satélite natural vai estar a 356.509 quilômetros de distância do nosso planeta.
Parque da Fonte Grande vai abrir para população ver a superlua
Localizado no “coração” do Maciço Central de Vitória, o Parque da Fonte Grande completa 37 anos no próximo dia 7 de agosto. E, para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) preparou uma programação especial de aniversário. A comemoração ocorre nesta terça-feira (1º), com a realização de nova edição e com novidades do projeto Lua Cheia na Fonte Grande.
O projeto, neste dia, será diferente dos anteriores porque moradores e visitantes poderão apreciar o espetáculo da Superlua, quando a lua cheia acontece próxima da terra, ficando ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais. E o Mirante da Cidade é o local perfeito para apreciar esse fenômeno, que não ocorre muitas vezes durante o ano.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.