O novo Aeroporto de Linhares, no Norte do Espírito Santo, foi inaugurado no dia 14 de abril deste ano, mas ainda não tem uma data definida de quando irá receber voos comerciais de forma regular. A companhia Azul já demonstrou interesse em operar no aeroporto, mas a empresa aguarda a homologação de um importante instrumento essencial para a realização de pousos e decolagens.
A companhia aérea chegou a fazer uma vistoria no local e analisou as condições do terminal, no entanto, não realizou nenhum voo teste.
O ponto principal a que está condicionada a operação é a instalação de instrumentos de auxílio à navegação aérea, como o Papi (Indicador de Caminho de Aproximação de Precisão, da tradução da sigla em inglês), que permite as operações de pouso.
Responsável pela obra, a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que o Papi já foi comprado e instalado, mas ainda precisa ser homologado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, da Aeronáutica.
Capacidade
O novo aeroporto de Linhares tem uma pista de 1.860 metros, capacidade para receber até 200 passageiros e cinco voos por dia. O local já possui esteira de bagagens, guichês e salão de embarque.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.