O Espírito Santo confirmou nesta quinta-feira (30), a ocorrência da quarta morte por febre maculosa. O caso aconteceu em Sooretama, município da Região Norte do Estado. Com esse último óbito, o número passa para quatro mortes relacionadas à doença.
Os outros óbitos foram registrados nas cidades de Colatina, Barra de São Francisco e Conceição da Barra, evidenciando a disseminação da febre maculosa em diferentes regiões. Além das mortes, foram identificados até o momento um total de 14 casos da doença.
Os municípios afetados incluem Mimoso do Sul, Nova Venécia, Colatina, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Domingos Martins, Barra de São Francisco, Vila Valério, Conceição da Barra e Sooretama. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destacou que não serão divulgados detalhes sobre os pacientes, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, respeitando os princípios da liberdade e privacidade.
A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela, que pode infectar seres humanos ao se alimentar do sangue de animais infectados. Os sintomas iniciais podem ser semelhantes aos de outras doenças febris, dificultando o diagnóstico precoce. Portanto, é fundamental adotar medidas de prevenção, como evitar áreas com presença de carrapatos, utilizar roupas adequadas ao se aventurar em ambientes propensos à infestação, e realizar a verificação cuidadosa do corpo após atividades ao ar livre.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.
Espírito Santo confirma mais uma morte por febre maculosa e número sobe para 4