Moradores de diferentes bairros na Serra estão sofrendo com a falta de água no município. Em alguns casos, a ausência já faz cinco dias e, além do incômodo, temos relatos de que até mesmo a fonte de renda de alguns moradores fica comprometida.
“A gente aqui em Feu Rosa está sem água desde segunda-feira (1º). De terça (2) para quarta (3) teve uma manutenção da Cesan aqui na rua e eles falaram que a água iria voltar na quarta de noite, mas não voltou. Ainda estamos sem água. Não temos água para lavar a louça, para lavar a roupa, não tem como fazer comida. Todo dia a gente tem que pedir comida por aplicativo. É realmente muito estressante. Muda totalmente a rotina”, contou uma moradora, que não quis se identificar, explicando a situação da região.
Os moradores passam por situações complicadas e pedem ajuda para o retorno da água em suas casas. “O banho tem que ser super rápido para poder economizar o máximo possível. Aqui nós temos duas caixas d’água, ainda dá para conseguir tomar banho, mas e quem não tem? Eu estava ouvindo que uma moça pediu para tomar banho na casa do vizinho, pois não tem nenhuma gota de água na casa dela”, completou a moradora, que ainda contou que um comerciante da região tem um restaurante e está passando por dificuldades no seu trabalho.
“A gente esta vendo dono de restaurante tendo que comprar galão de água para conseguir trabalhar e fazer as refeições diárias. É uma situação muito complicada e não é a primeira vez que isso acontece. Normalmente a gente fica sem água pelo menos um dia por semana aqui no bairro. Dessa vez passou do limite. Todos estão reclamando e tendo que comprar água na rua para fazer comida dentro de casa”.
O que diz a Cesan?
A reportagem entrou em contato com a Cesan e a empresa informou que “a distribuição de água está sendo feita, mas a turbidez da água do Rio Santa Maria está muito alta, por isso a vazão está reduzida. Estamos com caminhões pipa fazendo o abastecimento de água de forma complementar. Importante os clientes registrarem no 115 a falta d’água do imóvel. Sobre ressarcimento de desembolsos com compra de água, a solicitação pode ser feita pelo WhatsApp no telefone 27 99722-9291, no site da Cesan ou na Agência de Atendimento ao Cliente mais próximo do imóvel.”
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.