As atividades do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no campus de Goiabeiras e no de Maruípe, ambos em Vitória, serão suspensas, de modo que o jantar desta segunda-feira (29) e o almoço e jantar de terça-feira (30) não serão servidos devido a “falta de condições de funcionamento”. A informação foi divulgada pela reitoria na rede social da Ufes nesta segunda-feira (29).
O anúncio foi feito horas após uma manifestação de estudantes que aconteceu no final da manhã de hoje. Os alunos bloquearam as roletas de entrada do RU do campus de Goiabeiras e liberaram o acesso ao local, de modo que nenhum estudante precisasse pagar para almoçar.
De acordo com a nota da universidade, “a suspensão das atividades é uma medida necessária para que se restabeleçam as condições de segurança, de trabalho e de organização adequada do fluxo de fornecimento das refeições, comprometidas na manhã de hoje”, ressalta.
Patrick Lóss Fernandes da Silva tem 23 anos e é estudante de Jornalismo da Ufes. “Almoço sempre no RU e às vezes janto aqui também. Amanhã, por exemplo, fico na Ufes de 8h às 22h, entre aulas e pesquisa, e faço minhas refeições todas por lá, o que será inviabilizado com essa decisão absurda de cancelar o funcionamento do RU. No momento, tenho condições de fazer minhas refeições de alguma outra forma, mas para muitos amigos, o RU fornece as únicas refeições diárias deles”, disse.
Confira a nota da Ufes na íntegra
“A Administração Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) comunica que devido à falta de condições de funcionamento do Restaurante Universitário de Goiabeiras, não poderão ser servidos o jantar de hoje (29/5) e o almoço e jantar de amanhã (30/05) nos restaurantes dos campi de Goiabeiras e de Maruípe.
A suspensão das atividades é uma medida necessária para que se restabeleçam as condições de segurança, de trabalho e de organização adequada do fluxo de fornecimento das refeições, comprometidas na manhã de hoje por uma manifestação de estudantes no Restaurante Universitário de Goiabeiras, que inviabilizam as condições de trabalho da equipe e podem trazer risco para a segurança dos estudantes e servidores no local.
Cabe destacar que, até o momento, a Administração Central da Ufes não recebeu das entidades representativas dos estudantes nenhuma comunicação oficial informando as razões das manifestações, das quais tomou conhecimento por meio de mídias sociais. Outras manifestações foram anunciadas para hoje à tarde e amanhã.
A Administracão Central da Ufes considera os Restaurantes Universitários equipamentos essenciais na política de assistência estudantil e que contribuem vigorosamente para o bem estar e a permanência dos estudantes até o final do seu ciclo universitário. Por isso, está comprometida em promover melhorias nos RUs que valorizem ainda mais o seu papel, dentro das condições orçamentárias que dispõe. Com essa finalidade, nomeou um grupo de trabalho para estudar soluções para a melhoria no acesso e no atendimento dos restaurantes universitários, cujos resultados serão apresentados e discutidos com representantes estudantis assim que as atividades forem concluídas.
A Administração Central da Ufes entende que o diálogo é fundamental para a construção de soluções que contemplem as necessidades e demandas da comunidade acadêmica e coloca-se à disposição para debater com as lideranças estudantis as melhores soluções”.
“Ninguém paga nada. É pela porta e de cabeça erguida”, diz aluna sobre “roletaço” na Ufes
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.