domingo, 27 de abril de 2025

“É preciso repensar a formação dos policiais”, diz especialista em Segurança Pública

O feriado em comemoração a Nossa Senhora da Penha deveria ser de festa e devoção, na Grande Vitória. Mas dois episódios envolvendo policiais militares, um em uma casa de shows de Vitória e o outro em um condomínio em Jardim Camburi, também na capiatal, terminaram em mortes e acenderam um alerta: por que tem acontecido tantos casos envolvendo PMs em atitudes que não condizem com a função?

Continua após a publicidade

Para o mestre em segurança pública, agente da Guarda de Vila Velha, professor universitário, escritor e colunista do MovNews Rusley Medeiros, é preciso repensar  o processo de formação dos policiais, não apenas no curso de formação inicial, mas ao longo de sua trajetória.

“É preciso deixar claro, desde o início, que a polícia é uma instituição necessária, forte e de extrema importância para a manutenção social. Assim como em todas as profissões, existem bons e maus e, obviamente, na polícia isso não seria diferente! Todavia, se faz necessário repensarmos a atuação policial, o processo formativo e os cuidados que são ofertados aos policiais ao longo de suas carreiras. O Policial é sim uma peça importante para a construção de uma sociedade mais coesa e segura, contudo, essa coesão só é alcançada com autonomia e, a autonomia, só é alcançada com educação”, explicou Rusley.

Continua após a publicidade

O especialista destaca que o país passa por um momento social que traz insegurança e fragilidade e isso também afeta os policiais, que precisam ser punidos por desvios de conduta.

“É preciso sim cobrar e punir erros cometidos, seja por policiais ou qualquer outra profissão. Assumir o erro e os problemas é um caminho importante para a reconstrução. Ocorre que, infelizmente, diante de certo corporativismo, não se discute e verifique que existem sim indivíduos que estão desviando da função real do policial. E, certamente, isso acaba por incentivar ou potencializar novas práticas, trazendo uma ideia de impunidade”, afirmou. 

Carro que estava na garagem do prédio é atingido por tiro disparado por PM após briga com vizinho por causa de som alto. Foto: Igor Nascimento

Rusley Medeiros lembra que essas atitudes fazem com que a Polícia Militar seja descredibilizada pela população e, por isso, é necessário retornar com a ideia de humanização dentro das unidades policiais. 

“O Sistema de Segurança Pública está em processo de colapso, seja porque a população não reconhece o policial, seja porque o policial não reconhece a população. E, neste caminho, teremos sim um processo de aumento de ações desproporcionais”, comentou o especialista em segurança.. 

Rusley finaliza dizendo que as forças policiais precisam retomar o seu lema, “servir e proteger”, enquanto instituições públicas e a sociedade deve entender que “estamos vivenciando um processo de desumanização”. 

“Talvez isso esteja faltando na construção e na formação contínua do policial. E, infelizmente, isso não é culpa do policial, enquanto indivíduo, é da sociedade, das instituições públicas e de todos os demais entes que não conseguem enxergar que estamos vivenciando um processo de desumanização.  E, essa situação gera, inevitavelmente, a banalização da vida e atitudes, muitas vezes, criminosas”, ressaltou.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:56 am
Anoitecer
05:21 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.03 km/h
28/04
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
31ºC
29/04
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
30/04
Qua
Mínima
22ºC
Máxima
24ºC
01/05
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Marcos Paulo Bastos Ribeiro

Cultura pelas próprias mãos: 5 dicas para a comunidade difundir cultura...

Leia também