Prefeitura foca na conscientização da população para combate à dengue

Você já sabe, mas é sempre bom reforçar: prevenir a dengue é um compromisso de todo mundo! Manter caixas d’água, tonéis e cisternas limpos e fechados; não utilizar pratinhos em vasos de planta; limpar bem as calhas e não deixar água acumular na laje; usar tela nos ralos de casa ou aquele modelo “abre e fecha”, deixando fechado quando não estiver usando; lave sempre a vasilha de água do seu animal de estimação; descarte o lixo corretamente e armazene garrafas e pneus de forma que não cumulem água.

Continua após a publicidade

Essas foram algumas das orientações que os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de Saúde levaram à população de Itararé, São Benedito e bairro Da Penha no mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizado neste sábado (25), em conjunto com equipe de limpeza e Central de Serviços.

Ao todo, foram 674 visitas a imóveis realizadas, 160 depósitos tratados e oito caixas d’água cobertas.

Continua após a publicidade

“Nós infelizmente verificamos o aumento dos casos de dengue em Vitoria. A partir desse cenário, a prefeitura mapeou ações e vem executando para que esses números sejam revertidos porque nós queremos preservar a vida das pessoas. Os mutirões são intensificados aos fins de semana e estamos utilizando até mesmo drones para identificar caixas d’água abertas, água parada em calhas, telhados, aí os nossos agentes vão a campo orientar, indicar e colocar tela nessas caixas d’água para evitar a proliferação do mosquito. Temos ações da Central de Serviços e da Secretaria de Saúde, mas é bom ressaltar que 80% dos casos têm origem dentro das casas das pessoas, então é fundamental que as pessoas façam a parte delas”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Os profissionais tanto da Saúde quanto da Limpeza estiveram nos bairros recolhendo entulhos e lixo deixados nas calçadas, explicando à população sobre principais formas de combater o mosquito e orientando a respeito dos sintomas da dengue.

“Essa já é a terceira ação que fazemos do combate à dengue. Nosso objetivo é proteger a população, salvar vidas. Os agentes são nosso cartão de visita junto às pessoas. Fico muito feliz de iniciar a manhã com vocês, muito obrigada. A importância desse trabalho, que também é educacional, é muito grande”, ressaltou a subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza.

A Prefeitura também está realizando visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes aegypti. A população pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para eliminar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho, uma vez que 80% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências.

Fumacê

Diariamente a PMV realiza aplicação de inseticidas, por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), equipamento da Secretaria de Saúde (Semus), que atua em várias frentes para evitar a proliferação dos insetos. As equipes percorrem os bairros da capital com a aplicação espacial de inseticida, Carro Fumacê e aplicação de termonebulização portátil nos becos e escadarias.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
20ºC
Máxima
27ºC
Mínima
19ºC
HOJE
24/06 - Qua
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.47 km/h

Média
22ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
AMANHÃ
25/06 - Qui
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
6.58 km/h

A chama mulher

Caroline Pignaton

Leia também