O Centro de Vitória, palco de grandes eventos culturais da cidade, sobrevive ao longo do ano com festas populares nas ruas. Pessoas de diferentes áreas da cidade chegam ao Centro em busca de diversão, com rodas de samba, barzinhos tradicionais e a famosa Rua Sete de Setembro, que não deixa a tradição do samba e da boemia desaparecer.
O Centro sobrevive dos bares, dos vendedores e de seus moradores que lutam todo dia para a sobrevivência da região, mas as pessoas que frequentam o Centro de Vitória reclamam da falta de interesse público na melhoria do local.
Durante o Carnaval, diversos foliões e políticos de Vitória reclamaram da estrutura da prefeitura para receber os foliões. Com poucas latas de lixo e banheiros químicos insuficientes, moradores e foliões não ficaram satisfeitos com a higiene na semana do carnaval.
O músico Renan Matias, que mora no Centro de Vitória há mais de 25 anos, reclama que isso é frequente na região e piora em épocas como o carnaval.
“O que me incomodou nesses dias de folia foi que tinha muito lixo, mal cheio e não tinha banheiro químico suficiente para atender a demanda de tanta gente. Então o pessoal acabava fazendo xixi no chão. A prefeitura deixou muito a desejar. Faltou distribuir lixeira, banheiro químico para a galera que foi ao carnaval do Centro. Já em bairros nobres não têm isso. Você vê que as ruas amanhecem limpas e cheirosas e aqui amanhece tudo sujo e com mal cheiro”, ele reclama.
Um morador que não quis ser identificado reclama de ter que sair para trabalhar na sujeira. “Você passa na rua e vê todo aquele lixo no chão, o cheiro de mijo e a bagunça. Isso até desanima. É frequente, mas piora no Carnaval. A equipe de limpeza deixa tudo limpinho, mas é preciso disponibilizar mais lixeiras e mais banheiros, até mesmo fora desse período”.
Ministério Público notifica a prefeitura
Na quinta-feira (23), o MP-ES enviou para a Prefeitura de Vitória uma Notificação Recomendatória para suspender os blocos restantes que sairiam no Centro de Vitória neste final de semana, mandando suspender os alvarás já concedidos. Na justificativa está que o lixo, a grande circulação de pessoas e o barulho incomodam moradores.
Nas redes sociais, foliões, moradores do Centro de Vitória e autoridades reclamam, já que os blocos em outros bairros não foram suspensos.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.