Nas três primeiras semanas de 2023 a Secretaria Municipal de Defesa Social de Cariacica (Semdefes) já contabilizou quase R$ 6 mil de prejuízo devido ao roubo de fios e cabos de semáforos na cidade, com quatro ocorrências registradas.
Durante 2022, esse prejuízo foi de R$ 6.825,00, com registro de nove ocorrências. O prejuízo afeta, além dos cofres públicos, a população da região.
Para eliminar os furtos e roubos, a Semdefes conta com acompanhamento e monitoramento da Guarda Municipal. Além disso, está implantando cabeamento subterrâneo em eletroduto, substituindo o cabeamento aéreo, que tem sido alvo de bandidos.
De acordo com o gerente de trânsito, Jefferson de Amorim Pereira, o desafio é grande, pois quem comete esse tipo de furto ou roubo tem conhecimento para fazer a ação criminosa.
“Os suspeitos migram de acordo com a situação. Tentamos impedir o acesso dos criminosos aos fios, mas com passar do tempo, eles acabam descobrindo novas formas de acesso por onde passa o cabeamento. Eles cavam os locais, quebram concretos, cortam energia. Vale ressaltar que em muitos casos o criminoso tem conhecimento do serviço e planeja como agir”, destacou ele.
Na manhã desta quarta-feira (18) semáforos localizados na avenida Alice Coutinho, nas proximidades do bairro São Conrado, em Cariacica, estavam sem funcionar devido ao roubo de fios. Equipes de manutenção estiveram no local, realizaram os reparos e o semáforo voltou ao seu funcionamento.
Na avenida Alice Coutinho, mas na altura do bairro Bandeirantes, também em Cariacica, a Semdefes está fazendo a manutenção de um semáforo que foi alvo da ação de criminosos e está sem funcionar. As equipes estão realizando o cabeamento subterrâneo e o serviço deve ficar pronto nos próximos dias.