O Wegovy, novo medicamento que conseguiu, em estudos, reduzir em média 17% do peso de pacientes com obesidade ou sobrepeso (com comorbidades), chegará ao Brasil nos próximos meses. O princípio ativo do medicamento, que já foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é a semaglutida.
O tratamento consiste em aplicações semanais do Wegovy, que é vendido em cinco tipos de canetas aplicadoras, com doses de 0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, 1,7 mg e 2,4 mg.
O paciente inicia com 0,25 mg (quatro semanas), e as doses são aumentadas gradualmente ao longo de 16 semanas, até a dose de manutenção, que é de 2,4 mg.
Enquanto o Wegovy não chega ao mercado, a única opção disponível é um “primo” dele, o Saxenda, que consiste em injeções diárias de liraglutida.
Uma revisão feita por pesquisadores do Texas em 2016 e publicada na revista Obesity Science & Practice mostrou que quem fez uso de 3 mg do Saxenda perdeu, em média, 6% do peso original (6,4 kg) após 56 semanas.
Indivíduos que utilizaram 1,8 mg perderam uma média de 4,7% do peso (5 kg). O grupo que tomou placebo — substância sem efeito no organismo — emagreceu 2% (2,2 kg).







