15 de julho de 2025
terça-feira, 15 de julho de 2025

Conselho Nacional de Justiça muda forma de reconhecimento de suspeitos

Certamente você já ouviu falar de algum caso em que um inocente acabou se tornando culpado por um crime que não cometeu. Para acabar com situações do tipo, o Conselho Nacional de Justiça aprovou uma resolução para estabelecer diretrizes para o reconhecimento de suspeitos de crimes.

Continua após a publicidade

A partir de agora todo o processo de reconhecimento deverá ser gravado e as partes envolvidas deverão ter acesso às imagens. O objetivo das mudanças é evitar a prisão de inocentes e garantir a condenação dos verdadeiros culpados.

A advogada criminalista Lígia Mafra comentou sobre a medida. “A mudança é na verdade a efetivação do que já consta na lei. E o que tem de maior novidade é a gravação desse procedimento, o que não é algo tão estranho assim”, contou a doutora se referindo a processos que já são gravados nos tribunais.

Continua após a publicidade

Em seguida, a especialista comentou sobre casos de erros na hora de reconhecimentos.

“Se houve má fé, já é um outro tipo de conduta. Se tem uma má fé da vítima que intencionalmente tenta prejudicar uma parte, aí deve ser responsabilizada. Quando há erro no reconhecimento, é importante ter a gravação para sanar dúvidas. Vale ressaltar que qualquer prova que depende da memória da pessoa, acaba se tornando mais falha. É por isso que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça reafirma que não pode haver condenação única e exclusivamente em provas de reconhecimentos”, disse a advogada.

Acompanhe a reportagem completa em vídeo.

 

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:17 pm
18ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.84 km/h
16/07
Qua
Mínima
18ºC
Máxima
22ºC
17/07
Qui
Mínima
18ºC
Máxima
24ºC
18/07
Sex
Mínima
19ºC
Máxima
27ºC
19/07
Sáb
Mínima
20ºC
Máxima
23ºC
Colunistas
Leticia Aguiar

COP30 e Agenda 2030 no capitalismo é jardinagem

Leia também