A Japan House São Paulo realiza, de quarta (24) a sexta-feira (26), a Semana do Café. O encontro congrega chefs, produtores, baristas e estudiosos para debater o grão sob diversos ângulos, incluindo técnica, consumo, cadeia produtiva e práticas culturais.
A proposta se fundamenta no vínculo histórico entre Brasil e Japão, que data do começo do século 20, época em que imigrantes japoneses começaram a trabalhar nas plantações de café brasileiras. Durante os dias do evento, a agenda sugere uma releitura dessa conexão por meio de palestras, atividades práticas e vivências culinárias.
A sessão inaugural na quarta-feira (24) ocorre com a palestra “Origem e técnica”, às 10h30, que conecta a precisão japonesa à variedade brasileira no preparo do café. Participam a chef Telma Shimizu, do restaurante Aizomê, e o especialista Cauã Sperling, da cafeteria Fora da Lei. O diálogo explora métodos, componentes e escolhas técnicas que influenciam a experiência à mesa e na xícara.
No dia seguinte, às 15h30, a conversa “Cultura do Café no Japão”, liderada por Shigeji Nakatsuka, CEO da Cafec Japão, aborda a afirmação do café no país asiático e a criação de filtros cônicos e materiais alternativos.
Entre os pontos altos da programação de quinta-feira está o Coffee Omakase, uma vivência no restaurante Aizomê (R$ 295 por pessoa). Às 17h30 e 19h30, o trajeto em cinco estágios mescla comidas e bebidas com café, investigando mudanças de aroma, temperatura e textura.
O encerramento (dia 26, às 14h) agrega produtores e baristas na palestra “Excelência na Xícara”, voltada para a cadeia de produção do café.
Durante essa semana, os visitantes também podem participar de atividades práticas sobre expresso, café filtrado e bebidas geladas — R$ 25 por inscrição.
Semana do Café
Japan House São Paulo — avenida Paulista, 52, Bela Vista, centro. Quarta (24) a sexta (26). Horários e programação completa no site. Palestras gratuitas. Ingressos para oficinas via Bilheteria Express.







