Brasil pode ficar sem serviços de Google, Apple e Meta

O tarifaço de 50% imposto por Donald Trump sobre produtos brasileiros abriu uma frente de atrito entre o Brasil e os EUA. Para responder à medida, o governo avaliou taxar big techs como Google, Meta, Apple, Amazon e Microsoft, citadas na carta de Trump sobre as tarifas. A ameaça levantou dúvidas: seria possível o Brasil viver sem os serviços dessas empresas?

Continua após a publicidade

De redes sociais como Instagram e WhatsApp a sistemas operacionais como o Android e serviços de nuvem da Amazon, a dependência brasileira vai muito além do lazer online. Especialistas afirmam que plataformas americanas estão enraizadas na rotina digital e na infraestrutura corporativa e de telecomunicações. Migrar para alternativas exigiria tempo, investimento e poderia gerar perdas bilionárias.

Poder de barganha

Mesmo improvável, a ameaça é estratégica. Analistas afirmam que o Brasil tem poder de barganha por ser um dos maiores mercados digitais do mundo. O brasileiro passa, em média, 9 horas por dia conectado. O desafio não é romper com as big techs, mas discutir como regulá-las e evitar prejuízo.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Redação representa o esforço colaborativo de toda a equipe de jornalistas e editores dO Capixaba. Por meio de um trabalho integrado e multidisciplinar, contextualizando as informações e acompanhando as novidades do momento com agilidade e rigor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
21ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
HOJE
22/06 - Seg
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.71 km/h

Média
23ºC
Máxima
27ºC
Mínima
19ºC
AMANHÃ
23/06 - Ter
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
7.53 km/h

Inteligência artificial e arquitetura: Uma parceria que veio para somar

Marcos Paulo Bastos

Leia também