quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Brasil celebra, pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado nacional

Nesta quarta-feira (20), o Brasil vivencia pela primeira vez o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado nacional. A data, que até 2023 era reconhecida apenas em seis estados, foi oficializada em todo o território brasileiro após a sanção da Lei n° 14.759, em dezembro do ano passado, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Continua após a publicidade

O dia 20 de novembro presta homenagem à memória do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, na antiga Capitania de Pernambuco, atualmente no estado de Alagoas. Fundado por volta de 1580, o quilombo foi o maior refúgio de negros da América Latina, abrigando até 20 mil pessoas, em sua maioria escravizados que escaparam dos engenhos de açúcar na Bahia e em Pernambuco.

A importância histórica da data está associada ao trágico fim do quilombo em 1694 e à morte de Zumbi, seu líder, em 20 de novembro de 1695. Considerado símbolo da resistência negra, Zumbi dos Palmares representa a luta contra a escravidão e pela liberdade, tornando a data emblemática para a população afrodescendente e para a reflexão sobre a igualdade racial no país.

Continua após a publicidade

A celebração do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado nacional é um marco significativo para o reconhecimento da luta histórica da população negra no Brasil. A oficialização da data em âmbito nacional não apenas homenageia Zumbi e os quilombolas, mas também reforça a necessidade de refletir sobre o impacto duradouro do racismo estrutural em nossa sociedade.

Essa conquista é mais do que uma comemoração: é uma oportunidade para destacar as contribuições culturais, sociais e econômicas da população negra, muitas vezes invisibilizadas. No entanto, é essencial que esse dia vá além do simbolismo e inspire ações concretas em prol da igualdade racial. O feriado deve ser um momento de conscientização coletiva, mobilizando a sociedade e o poder público para combater desigualdades ainda tão presentes.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:54 am
Anoitecer
06:14 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.47 km/h
12/12
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
23ºC
13/12
Sex
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
14/12
Sáb
Mínima
22ºC
Máxima
29ºC
15/12
Dom
Mínima
24ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Myrna Morelli

A magia da árvore de natal: uma tradição através dos tempos

Leia também