Representantes do governo brasileiro participaram esta semana do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU, em Nova York (EUA), onde apresentaram a proposta de formação de uma aliança global para combater a fome e a pobreza.
A iniciativa visa integrar conhecimentos, financiamentos e parcerias para melhorar as condições de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global estabelecida pela ONU em 2015, com o objetivo de orientar políticas públicas até 2030.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza é uma das principais iniciativas do Brasil no G20. Durante um evento paralelo focado na implementação de políticas nos países, o ministro Wellington Dias destacou que as ações planejadas incluem a promoção da segurança alimentar, o aumento da renda e o enfrentamento das desigualdades.
Segundo o ministro, diante das múltiplas crises globais, incluindo ambientais, econômicas e conflitos, há uma crescente preocupação com o aumento da fome, insegurança alimentar e pobreza. Ele enfatizou a importância de mobilizar recursos financeiros e conhecimentos para onde são mais necessários, sem a intenção de criar novos fóruns internacionais, mas sim utilizar os já existentes.
O desenho específico da aliança será desenvolvido por uma força-tarefa do G20, que está trabalhando na formulação de políticas públicas que aproveitem a experiência acumulada ao longo das décadas, incluindo programas de transferência de renda, proteção social e alimentação escolar, baseados nas experiências de diversos países e organizações internacionais.