...

Sisu: lista de instituições com vagas para o programa já pode ser consultada

A lista de instituições de ensino superior que vão oferecer vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024, já está disponível para consulta. Ao todo são 127 universidades,  e 264.360 vagas distribuídas por todo o país.

Desse total de oportunidades, 121.750 são vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição. A maioria das vagas são para cursos em tempo integral.

Os interessados em partiticipar do Processo, vão poder se inscrever a partir do dia 22 de janeiro. Entre as opções para escolha dos estudantes, há instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista das entidades com o maior número de vagas, 9.240 vagas. Na sequênciaa, estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750. As informações são do Ministério da Educação (MEC).

Dentre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem o maior número de vagas, com quase 6 mil oportunidades. Em seguida vem a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215; e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que oferecerá 2.610.

A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, é a única instituição de educação superior pública municipal participante do programa e vai ofertar 86 vagas.

Sisu em edição única

Criado em 2009 e implementado em 2010, o Sisu era realizado tradicionalmente duas vezes por ano, selecionando estudantes para vagas no ensino superior tanto no primeiro quanto no segundo semestre de cada ano. Porém, agora, a partir de 2024, o Sisu terá apenas uma edição por ano.

Por meio do Sisu, os estudantes podem escolher vagas em universidades públicas de todo o país usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, os estudantes devem ter feito a última edição do Enem e não podem ter zerado a prova de redação.

No momento da inscrição é possível escolher até duas opções de curso. Uma vez por dia, durante o período de inscrição, é divulgada a nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os estudantes podem mudar de opção de curso até no último dia de inscrição, dia 25 de janeiro.

Leia também:

Sisu: inscrições começam dia 22 e vão até 25 de janeiro

 

Stefhani Paiva
Stefhani Paiva
Stefhani Paiva é comunicóloga, jornalista e atua como assessora de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Ministério dos Direitos Humanos investe em ações para população LGBTQIA+

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania detalhou,...

Mega-Sena: prêmio acumulado vai a R$ 80 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.730 da...

Segundo a Unicef menstruação segura ainda é desafio no Brasil

Uma enquete do Fundo das Nações Unidas para a...

Concurso da Caixa: local de prova está disponível para os candidatos

Os candidatos do concurso Caixa Econômica Federal 2024 já...
g