Vai comprar um brinquedo de presente para os seus filhos no Dia das Crianças? Embora sejam ótimos instrumentos para o desenvolvimento infantil, já que estimulam a criatividade e o raciocínio, os brinquedo também merecem atenção.
De acordo com dados do Datasus de 2021, as lesões não intencionais são a principal causa de mortalidade infantil entre um e 14 anos de idade no Brasil – e muitas delas podem vir de brinquedos inapropriados.
Pensando nisso, Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS, preparou cinco dicas importantes para saber comprar brinquedos seguros para os pequenos. Confira.
1. Atenção à idade
Todos os brinquedos devem mostrar na caixa a idade que a criança precisa ter para utilizá-los. É fundamental verificar a faixa etária recomendada para evitar acidentes. Além disso, vale prestar atenção aos gostos e às habilidades da criança antes de escolher.
2. Precisa do selo do Inmetro
O brinquedo precisa apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a aprovação nos testes que comprovam segurança e qualidade. Os materiais utilizados na fabricação devem ser atóxicos e, portanto, o ideal é evitar brinquedos que não possuem essa certificação.

3. Nada de correntes, tiras e cordas grandes
Brinquedos com tiras, correntes e cordas com mais de 15 centímetros podem aumentar o risco de estrangulamento e devem ser evitados. Além disso, aqueles com elementos de aquecimento, como baterias e tomadas elétricas, que não são recomendados para crianças menores de oito anos, podem provocar queimaduras e devem ser mantidos à distância.
4. Equipamentos de segurança são importantes
Bicicletas, patins, patinetes e skatessão ótimas oportunidades para ensinar às crianças a importância da segurança enquanto se divertem. Ao presentear o pequeno, não esqueça de dar também os equipamentos de segurança necessários para fazer um uso adequado, como capacete, joelheira, cotoveleiras, luvas e buzina.
5. Cuidado com o hidrogel
É fundamental ter cuidado com brinquedos que tenham em sua composição o hidrogel. Segundo os médicos, essa substância tem grande capacidade de absorção de água e, no caso de ingestão pela criança, pode causar lesões ou infecções graves. Vale lembrar ainda que é importante contar sempre com a supervisão de um responsável, além de verificar os brinquedos para checar se houve algum tipo de dano que possa resultar em um acidente, como pequenas soltas ou pedaços pontiagudos.
*Com informações do portal Dr. Jairo Bouer