sábado, 25 de maio de 2024

21 de setembro, Dia da Árvore: a importância da preservação e educação ambiental

O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro Brasil. A data é celebrada em outras épocas pelo resto do mundo, mas aqui em terras Tupiniquins, a data foi escolhida pela proximidade com a primavera, que começa no próximo sábado (23).

Não existe um consenso de quando começou esta celebração, mas o fato é que a data está relacionada com a preservação da árvore para manutenção do meio ambiente, e da conscientização em relação à expansão indiscriminadamente das cidades. Para o aumento das áreas urbanas foi necessário a derrubada de muitas árvores.

Mas Vitória é uma cidade privilegiada e está entre as cidades mais arborizadas do Brasil. A capital capixaba hoje conta com mais de 34 mil árvores plantadas em seu território, espalhadas por ruas, becos, avenidas, canteiros e pela orla.

Todas 34.478 espécies de árvores em Vitória estão cadastradas e podem ser consultadas no sistema da prefeitura.

Os outros municípios estão em fase de registro das espécies. Mas podar, manejar, retirar, ou plantar árvores em qualquer cidade, somente com autorização das prefeituras.

Entre todos os benefícios em ter uma cidade arborizada, é que tudo parece que fica mais bonito. Só ver quando nossos Ipês estão floridos. Uma cena que rouba toda atenção. Os Ipês e o Pau Brasil são as árvores que representem bem nosso País.

Ipê-rosa na praça do Cauê, Vitória. Foto: PMV.

Vitória lança maior plano de plantio de árvores

Em celebração ao dia da árvore, Vitória vai ganhar uma importante ação visando à recuperação de áreas degradadas e recuperação vegetal de suas matas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) promove o lançamento do Programa de Ampliação da Cobertura Florestal da Mata Atlântica, o maior plano de plantio de árvores de Vitória, com mais de 200 mil mudas de espécies nativas.

O programa prevê intervenções em 41 áreas do município, que somam 90,66 hectares (equivalente a 90 campos de futebol), por meio da introdução de mudas de espécies florestais nativas do bioma Mata Atlântica.

Primavera de muito calor

Institutos de meteorologia indicam que a primavera, que começa no próximo sábado (23), vai ser de muito calor, podendo inclusive superar recordes de altas temperaturas em diversas regiões do Brasil. Os avisos acendem vários sinais de alerta em relação à saúde do ser humano.

Mais um motivo para a manutenção das áreas verdes, principalmente nos grandes centros urbanos. Árvores dão sombras, ajudam a controlar a umidade e amenizam a temperatura. Preserve.

Leia também:

Novo aplicativo permite monitorar embarcações em tempo real

 

Arleson Schneider
Arleson Schneider
Arleson Schneider é jornalista desde 2007, nascido e criado na periferia de Vitória. Formado também em contrabaixo, é amante de música e de livros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Concurso da Caixa: local de prova está disponível para os candidatos

Os candidatos do concurso Caixa Econômica Federal 2024 já...

Presidente da CIDH diz ver avanços no Caso Yanomami

A presidente da Corte Interamericana de Diretos Humanos (CIDH),...

Tarifas acessíveis pelo Programa Voa Brasil a partir de junho

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,...
g