Se encerra nesta sexta-feira, 26, o prazo de adesão para as instituições públicas de educação superior (federais, estaduais ou municipais) para o 2º processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Para fazer a adesão a instituição de ensino deve acessar o Sisu Gestão. Por meio do sistema Sisu Gestão do Ministério da Educação, as instituições participantes vão ofertar vagas em cursos de graduação.
Para este segundo processo seletivo de 2023, os candidatos interessados serão selecionados com base na classificação da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os procedimentos para a adesão e o cronograma completo foram publicados, no último dia 15, Diário Oficial da União (DOU).
Obrigações para adesão
No documento de adesão, a instituição deve descrever as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas no âmbito do Sisu.
Ao assinarem o Termo de Adesão, as instituições federais de educação superior se comprometem a cumprir o que determina a Lei nº 12.711, de 2012, a Lei de Cotas.
Durante o prazo para a inscrição dos estudantes aos processos seletivos do Sisu, ainda a ser definido MEC, as instituições devem disponibilizar acesso gratuito à internet, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição. Outra obrigação é a disponibilização de acesso virtual para encaminhamento da documentação exigida para a efetivação da matrícula do estudante.
Pelo edital, as instituições se comprometem também a divulgar na internet e em locais de grande circulação de estudantes, as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas no programa de seleção, no momento da adesão.