A vida física ativa é que dita os resultados dessa proposta
O metabolismo é um conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo, essenciais para o seu funcionamento adequado. Um metabolismo mais acelerado implica em um maior gasto de energia, favorecendo a queima de calorias, fator diretamente relacionado ao emagrecimento saudável.
Para ampliar a compreensão sobre como acelerar o metabolismo, a médica endocrinologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Dra. Luiza Esteves, compartilhou quatro dicas práticas que podem ajudar nesse objetivo.
1. Aumento de massa muscular
De acordo com a Dra. Luiza, o aumento da massa muscular e a promoção de massa magra elevam o metabolismo basal. O músculo consome mais energia ao longo do dia, mesmo em repouso, em comparação à gordura. Praticar atividades físicas resistidas é fundamental para ganhar massa muscular, resultando em um aumento do metabolismo.
2. Exercício físico aeróbico
Atividades como caminhada, corrida, ciclismo e natação são benéficas para o gasto calórico e melhoram a aptidão cardiovascular. A médica ressalta que esses exercícios oferecem diversos benefícios à saúde e são essenciais tanto para acelerar o metabolismo quanto para melhorar a disposição física.
3. Evitar dietas restritivas
Dietas severas podem reduzir a energia do corpo, resultando em um menor consumo calórico. A Dra. Luiza explica que, ao receber menos energia, o organismo entra em um estado de estresse, diminuindo o gasto metabólico. Portanto, é importante cautela ao adotar dietas restritivas prolongadas, que podem levar a uma adaptação do corpo com a redução da taxa metabólica basal.
4. Atividade física não programada
Para aqueles que trabalham em home office e passam muito tempo sentados, a médica recomenda diminuir o tempo de sedentarismo. Realizar pausas a cada meia hora para se levantar e se movimentar pode trazer benefícios significativos para a saúde e ajudar a elevar o metabolismo.