A cúpula da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, decidiu que o Brasil receberá um jogo já em 2024. São Paulo “venceu” Madri, na Espanha, que deve ser sede de um confronto em 2025.
A previsão é de que a NFL desembarque no país em setembro do ano que vem. A direção da liga escolheu a Neo Química Arena, estádio do Corinthians, para receber a partida, que será a primeira na América do Sul.
Executivos da NFL visitaram São Paulo e o Rio de Janeiro nos últimos meses. Optaram pela capital paulista por entenderem que, nesse primeiro momento, a infraestrutura se adapta melhor para receber funcionários da liga, membros dos times que viajarão para jogar e, principalmente, turistas de outros países da América do Sul.
Já a decisão pela Neo Química, em vez do Morumbi ou do Allianz Parque, se deve principalmente pelo espaço externo para a realização de ativações que a NFL pretende fazer no dia da partida, mas também antes. Vários eventos devem ser realizados na cidade, em diversos pontos, mas o palco da partida será o principal.
O projeto de aumentar a capacidade multiuso da Neo Química Arena é uma das promessas do presidente eleito do Corinthians, Augusto Melo. Por isso a oferta da NFL em usar o estádio para o evento, que será histórico para os fãs da modalidade na América do Sul, empolga os dirigentes.
Quem vai jogar por aqui?
A NFL tem 32 franquias, que anualmente disputam uma temporada regular em 18 semanas, de setembro ao início de janeiro. As 14 melhores na classificação final, sete da Conferência Nacional e sete da Conferência Americana, se classificam para os playoffs.
Os vencedores de cada conferência jogam o Super Bowl, a final da NFL, que é um dos eventos esportivos mais assistido no mundo.
O jogo no Brasil será pela temporada regular, e os eventos internacionais costumam acontecer entre setembro e outubro, quando a temporada ainda está no início.
Está praticamente definido que o Miami Dolphins será o mandante da partida a ser realizada em São Paulo. A franquia detém os direitos comerciais do mercado brasileiro, em divisão feita há alguns anos quando a liga começou seu projeto de expansão internacional.
A NFL e os Dolphins realizaram recentemente eventos no Brasil, já para acostumar a marca com o mercado e público brasileiros.
O New England Patriots, que por estar na mesma divisão joga anualmente duas vezes contra o Dolphins, é uma opção considerada para o rival por ter uma grande torcida no país. Fruto dos anos de conquistas na era do quarterback Tom Brady, considerado um dos melhores da história, recentemente aposentado e ex-marido da modelo brasileira Gisele Bundchen.
Outra opção considerada, segundo a imprensa dos EUA, seria um Miami Dolphins x New York Jets, que tem Aaron Rodgers em seu elenco, outro conhecido quarterback entre os fãs brasileiros. Outro time que tem muitos torcedores no Brasil, e em 2024 jogará como visitante contra Miami, é o San Francisco 49ers.
*Por CNN Brasil com informações da Itatiaia
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.