Considerado a principal aposta do Partido Liberal (PL) para a eleição à Prefeitura de Vila Velha este ano, o médico veterinário Thiago Oliveira do Nascimento foi detido nesta terça-feira (23) em uma operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).
Na operação denominada Criptovet, o político, empresário e veterinário está sendo investigado por extorsão e lavagem de dinheiro. A prisão, autorizada pela Justiça Estadual, ocorreu como resultado de uma investigação conduzida sob extrema confidencialidade pelo Gaeco. O Procedimento Investigatório Criminal (PIC) teve início em 19 de outubro, após uma denúncia feita por um empresário milionário da Índia, incluindo ampla documentação, como trocas de mensagens em inglês, dados do aparelho celular e conteúdo de e-mail do denunciante.
Segundo as investigações, Nascimento é acusado de chantagear e extorquir uma quantia milionária do empresário indiano após descobrir que sua própria companheira manteve um caso extraconjugal com o empresário entre 2015 e 2020. Conforme apurado pelo Gaeco, Nascimento teria entrado em contato com a vítima da extorsão em 2021, ameaçando divulgar fotos comprometedoras, obtidas no celular da mulher, caso o indiano não cedesse às suas exigências.
Em 6 de dezembro, intensificando as investigações, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) solicitou à 2ª Vara Criminal de Vila Velha a autorização para a implementação de medidas abrangentes. Isso inclui a interceptação telefônica dos celulares utilizados por Nascimento, a quebra de sigilo telemático de suas duas contas de e-mail, a divulgação de dados, incluindo os telemáticos, de arquivos armazenados em nuvem, e a interceptação dos metadados de suas contas no WhatsApp.
Em 26 de outubro de 2023, Thiago Oliveira do Nascimento oficializou sua filiação ao Partido Liberal (PL) com grande destaque e solenidade durante uma cerimônia concorrida. O ato foi marcado pela assinatura da ficha, realizado diante dos olhares e das bênçãos políticas das principais autoridades do partido, incluindo o senador e presidente estadual da sigla, Magno Malta, o deputado federal Gilvan da Federal e o presidente do PL em Vila Velha, Pastor Carlos Salvador.
Desde sua filiação, o médico veterinário e empresário passou a ser tratado e apresentado nos círculos do PL e de outras forças da direita como um potencial candidato a prefeito de Vila Velha pelo partido, contando com o respaldo de figuras importantes como Magno Malta e Bolsonaro.
Natural de Guarapari, Thiago Nascimento, de 42 anos, já teve uma experiência como candidato. Nas eleições de 2022, ele concorreu ao cargo de deputado estadual pela Rede Sustentabilidade, partido federado com o PSol. Durante a campanha, declarou um patrimônio total de R$ 9,7 milhões em bens, e recebeu R$ 350.858,00, sendo pelo menos 1/3 proveniente de seu próprio patrimônio, caracterizando autofinanciamento.
Apesar de sua postura como bolsonarista convicto, Nascimento escolheu disputar sua primeira eleição em outubro de 2022 por um partido de esquerda federado com o PSol. O resultado das urnas o deixou como suplente de sua chapa na Assembleia Legislativa, ironicamente, ocupando essa posição em relação à deputada Camila Valadão.
A assessoria do PL no Espírito Santo enviou uma nota, assinada pelo presidente do partido em Vila Velha, Carlos Salvador, leia na íntegra:
Comunicado à Imprensa
O Partido Liberal de Vila Velha emitiu uma declaração oficial em resposta à prisão do filiado Thiago Oliveira do Nascimento, ocorrida hoje, 23/01/24. Esclarecemos que tomamos conhecimento do ocorrido pela imprensa e, neste momento, reforçamos que o partido não pode ser responsabilizado pelos atos individuais de seus afiliados.
Diante da investigação em curso, destacamos que o partido repudia firmemente qualquer conduta que não esteja alinhada com valores morais sólidos. Salientamos que, em nenhum momento, o senador Magno Malta, presidente do PL-ES, ou qualquer representante oficial do partido, declarou Thiago Oliveira como pré-candidato. Portanto, não podemos nos responsabilizar por especulações políticas envolvendo o seu nome.
Reiteramos o compromisso do partido com a verdade e com o trabalho sério em prol do município de Vila Velha. Estamos comprometidos em manter a integridade e a transparência em todas as nossas ações, reafirmando o nosso papel na construção de uma sociedade justa e ética.
Carlos Salvador – Presidente do PL de Vila Velha
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui