A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, anunciou uma redução média de 2,96% nas tarifas de energia para seus 1,7 milhão de clientes. A decisão, aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta terça-feira, 6 de agosto, resultará em contas de energia mais baratas para todos os consumidores a partir de quarta-feira, 7 de agosto.
Para os clientes atendidos em Alta Tensão, como indústrias e grandes varejistas, a redução será de 6,05%. Já os consumidores em Baixa Tensão, incluindo pequenos comércios e residências, terão uma redução de 1,82%.
Essa diminuição no índice de reajuste é inferior à média nacional das concessionárias de energia, que até o momento deste ano é de +1,58%. Além disso, a redução está abaixo dos índices inflacionários do período, como o IGP-M (+3,58%) e o IPCA (+4,32%).
De acordo com a EDP, a redução das tarifas foi possibilitada pela diminuição dos custos com transmissão (-1,16%), encargos setoriais (-2,03%) e componentes financeiros negativos (-1,60%), impulsionada pelo crescimento de mercado de 12% em relação ao ano anterior.
Impacto prático na conta de energia
Com o novo reajuste, uma família que pagava R$ 100, agora pagará R$ 98,28. Desses R$ 98,28, R$ 24,52 serão destinados à EDP para cobrir custos de operação, manutenção e investimentos na rede de distribuição de energia elétrica. Outros R$ 38,42 irão para as despesas com geração e transmissão de energia, enquanto os R$ 35,34 restantes serão destinados aos encargos setoriais, impostos e tributos.
Composição da conta de energia elétrica
A conta de energia elétrica é composta por custos relacionados à geração, transmissão e distribuição de energia, além de encargos e tributos. A estrutura da fatura é a seguinte:
- 39,1% para custos de geração e transmissão de energia;
- 36% para tributos e encargos setoriais;
- 24,9% para distribuição de energia, que é a parte destinada à EDP para levar a energia elétrica até o consumidor.
A nova redução nas tarifas representa uma oportunidade para alívio financeiro para os consumidores, refletindo uma gestão eficiente dos custos e uma resposta positiva ao crescimento do mercado de energia.








