O Facebook pagou mais de US$ 2 bilhões a criadores de conteúdo em 2023, utilizando mecanismos de monetização para vídeos, Reels, fotos e publicações em texto. De acordo com a empresa, os pagamentos relacionados a Reels e vídeos curtos tiveram um aumento de mais de 80% no último ano. Desde 2017, mais de 4 milhões de criadores já foram recompensados pelos fundos de monetização da plataforma.
Com o objetivo de aumentar ainda mais esses pagamentos, a Meta anunciou nesta quarta-feira (2) o lançamento do Facebook Content Monetization Beta, um novo programa que amplia as oportunidades de ganhos para os criadores. A nova iniciativa unifica os três principais programas de monetização da plataforma — anúncios em transmissões, anúncios em Reels e bônus de performance — em uma única ferramenta.
A partir de agora, criadores registrados poderão ser recompensados pelo engajamento em diversos formatos de conteúdo, como Reels, vídeos longos, fotos e textos, mas de maneira mais simplificada. “Com o Facebook Content Monetization, os criadores terão acesso a um único programa de monetização, onde poderão acompanhar o desempenho e monetizar múltiplos formatos com mais facilidade”, explicou a Meta. Apesar da unificação, o modelo de pagamento permanece o mesmo.
A Meta começará a enviar convites para o novo programa de monetização nesta semana para mais de um milhão de criadores que já participam dos programas atuais. A distribuição dos convites continuará ao longo dos próximos meses, e a abertura completa das inscrições só acontecerá em 2025. Criadores interessados podem demonstrar interesse por meio do site oficial da empresa.