Nesta quarta-feira (02), a cantora e compositora Brenda Nayra disponibiliza nas plataformas digitais sua nova música, “Água”. Com uma percussão que evoca o mar, uma voz que reflete o movimento das idas e vindas da vida, sopros que transitam nessa fluidez, e um violão marcante que sustenta o Ijexá, a canção “Água” foi produzida cuidadosamente para transmitir suas emoções.
Como segundo single do EP Pés Firmes d’água , a faixa aborda a experiência de aprender a viver após a perda de uma pessoa amada. Brenda escreveu a música logo após a morte de sua mãe, Mary Heloísa, aos 59 anos, sendo essa a primeira vez que expressou em letra e melodia seus sentimentos profundos.
“Eu estava em um momento de ‘digerir’ a morte da minha mãe, entendendo que ela havia feito essa passagem. A música acabou se tornando uma declaração de amor: amor de mãe e próprio amor. Fala sobre deixar ir com amor”, compartilha Brenda Nayra.
Após a perda, a artista buscou refúgio no mar, indo à praia diariamente. Muitas vezes sozinha ou acompanhada pelos sobrinhos, que também viviam o luto, Brenda viu que o mar lhe fornecia força para seguir em frente. “A água passando e levava. A cada visita ao mar, ele transformava um pouco da minha dor, e daí surgiram os versos ‘água passa e leva meu pesar’”, relembra a artista.
Brenda classifica “Água” como a canção mais importante de sua carreira. Em agosto, ela lançou “Mansa”, também parte do EP, que já acumulou centenas de streams nas plataformas e possui uma versão bilíngue no projeto Mãos à Obra – Arte Acessível .
Formada em teatro pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) e licenciada em música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Brenda iniciou sua trajetória artística no teatro, onde os musicais levaram à música. “Acabei sendo tomada pela música, sempre fui apaixonado por vozes”, relembra.
A artista iniciou sua formação musical no oficina de música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e na Orquestra Pop Jazz, onde atuou como líder vocal e agora como cantora convidada. Sua carreira de compositora começou com “Água”, em 2016.
O EP “Pés firmes D’água” foi contemplado pelo Edital 013/2022 – Produção Musical, viabilizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).
Ficha técnica da música ”Água”:
Composição, interprete e coro: Brenda Nayra
Produção Musical: Daniel Silva
Percussões: Léo de Paula
Violão e Guitarra: Daniel Silva
Baixo: Hugo Maciel
Metais: Oziel Neto
Captação: Daniel Silva, Ricardo Ton e Igor Comério
Mixagem: Jackson Pinheiro
Masterização: Igor Comério
Produção Executiva: Dani Nogueira