O Produto Interno Bruto (PIB) capixaba registrou avanço de +5,7% no acumulado do ano, e ficou acima da média nacional de +2,9%. Os dados foram apresentados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) nessa quarta-feira (06).
Segundo com o levantamento, os setores de Indústria, Varejo e Serviços foram os grandes responsáveis pelo saldo positivo. A Indústria geral acumulou crescimento de +11,1%, enquanto o Comércio varejista ampliado e Serviços registraram expansão de +9,3% e +7,0%, respectivamente. A expansão da economia estadual só não foi maior porque a Agropecuária recuou -3,5% em relação ao ano anterior.
“Estamos vivenciando um cenário muito positivo na economia capixaba, com crescimento expressivo em setores importantes, como a Indústria. No momento em que o Estado assiste à redução na taxa de desocupação, aliada ao aumento da renda média do trabalho, registramos também um avanço do PIB que é quase o dobro da média nacional”, destacou o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira.
Em valores correntes, a estimativa do PIB nominal do Espírito Santo no quarto trimestre de 2023 foi de R$ 58,2 bilhões. Em valores acumulados, o PIB totalizou R$ 230,2 bilhões em 2023, o maior valor da série histórica.
Os dados completos sobre o desempenho do PIB do Espírito Santo podem ser acessados no site do IJSN.
*Com informações do IJSN
Dívidas podem ser negociadas nos Correios com o programa Desenrola