Durante os desfiles das escolas de samba na região do Sambão do Povo, em Mário Cypreste, a segurança será intensificada com a instalação de um Posto de Comando Integrado, disponível de sexta a domingo. Essa superestrutura foi montada pela Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e contará com a colaboração da Central de Operações e Monitoramento da Guarda Civil Municipal de Vitória, que operará 49 câmeras na região. Imagens do drone da instituição também serão disponibilizadas.
O Posto de Comando Integrado funcionará como base para representantes das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar, servindo como ponto de reunião e tomada de decisões em situações adversas. Amarílio Boni, secretário Municipal de Segurança Urbana de Vitória, destaca a importância desse espaço de apoio para abrigar a tecnologia utilizada na segurança ao redor do evento.
A estrutura, com nove metros de largura e seis de altura, foi montada no início da Avenida Dário Lourenço de Souza, próxima ao Teatro Carmélia. A Guarda Municipal de Vitória mobilizará a maior parte de seu efetivo para patrulhamento ostensivo, fiscalização e organização do trânsito nos acessos ao Sambão do Povo. A responsabilidade pela segurança no interior do sambódromo fica a cargo dos organizadores do evento.