Em parceria entre a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) e a Secretaria do Turismo (Setur), uma ação intensa será realizada durante o Carnaval de Vitória, nos dias 2 e 3 de fevereiro, das 19h à meia-noite, na entrada do Sambão do Povo, em Vitória. A ação visa promover a Campanha Nacional do “Não é Não – Mulheres Seguras”.
De acordo com dados do Governo Federal, 45% da população feminina já foi tocada sem consentimento em locais públicos. Durante o Carnaval, as mulheres frequentemente são vítimas de violência, abuso e importunação sexual.
A ação contará com a distribuição de materiais informativos, como folders e leques, carimbos do “Não é Não”, camisinhas femininas, entre outras atividades. O objetivo é informar as mulheres sobre a importância da denúncia em casos de assédio sexual, violência e misoginia.
Jacqueline Moraes, secretária Estadual das Mulheres, destaca a importância de divulgar os canais de proteção às mulheres durante o Carnaval. Ela ressalta que os homens também devem estar atentos à campanha, tanto para entender que, após o “não”, qualquer avanço é considerado assédio, quanto para participarem ativamente da ação.