Índia envia sonda Aditya-L1 para estudar o Sol

A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) enviou, neste sábado (02), ao espaço o seu primeiro observador solar, nomeado de Aditya-L1. A agência espacial indiana conseguiu realizar um lançamento de sucesso, aproximadamente às 3h20 da manhã, a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharikota.

Continua após a publicidade

A sonda Aditya-L1, pesando cerca de 1.480 kg, foi enviada a bordo do Veículo Lançador de Satélite Polar (PSLV), posicionando-a corretamente na órbita baixa da Terra (LEO, de Low Earth Orbit). Ela ficará na mesma região durante algum tempo, mas após uma série de processos, usará seu sistema de propulsão para viajar até o Ponto de Lagrange 1 (L1).

“Após o sucesso do Chandrayaan-3, a Índia continua sua jornada espacial. Parabéns aos nossos cientistas e engenheiros da @isro pelo lançamento bem-sucedido da primeira missão solar da Índia, Aditya -L1.

Continua após a publicidade

Os nossos incansáveis ​​esforços científicos continuarão a fim de desenvolver uma melhor compreensão do Universo para o bem-estar de toda a humanidade”, disse o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no X, antigo Twitter.

Assista ao lançamento

Leia também:

Índia se consagra como 4ª nação a pousar na Lua

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
23ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
HOJE
26/06 - Sex
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.73 km/h

Média
22ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
AMANHÃ
27/06 - Sáb
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:11 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.21 km/h

Cansaço crônico, choque geracional e outros desafios da “Geração Sanduíche”

Fabrício Costa

Leia também