Continuando nossa série vamos desvendar a história por trás do nome da cidade de Alto Rio Novo, localizada na região noroeste do Estado.
Alto Rio Novo
Após uma expedição de aventureiros ir em busca de novas fronteiras. Em abril de 1921, nasceria o povoado de Alto Rio Novo.
A expedição, liderada por José Marques da Silva e José Ludjério da Silva, tinha o intuito de seguir a nascente do Rio Bananal. Para isso eles tiveram que subir a famosa Serra da Cangalha, no Alto Beija-Flor.
Lá eles encontrariam um rio e o chamariam de Rio Novo. Ali os exploradores se instalaram com suas famílias e o povoado ganhou o nome de Alto Rio Novo.
A região foi formada pela agricultura familiar que no início plantaram milho, feijão e arroz. E em 1925, o café avançou na região e se tornaria o principal produto do município.
Mais tarde, na década de 90, os preços dos produtos caíram e afugentaram muitos moradores, que venderam suas terras e migraram. O plantio de café dividiria espaço com outros cultivos, como arroz, feijão, milho, eucalipto e banana até hoje.
Em 1988, a região de Alto Rio Novo, que antes fazia parte do município de Pancas, foi emancipada e se tornou um município autônomo com poderes de governança próprios.
A Igreja Matriz São José é um dos pontos marcantes da cidade, localizada em um alto morro, ela se destaca com sua arquitetura e beleza. Localizada em frente a uma praça, a Igreja possui uma longa escadaria, que chama a atenção pelo poema escrito por uma moradora da cidade em seus degraus.
Leia também: