quarta-feira, 30 de outubro de 2024

IGREJAS CRISTÃS DO ESPÍRITO SANTO SE PREPARAM PARA CELEBRAR A SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ 2023

Na semana entre os dias 22 e 28 de maio de 2023 acontece em todo Brasil a Semana de Oração pela Unidade Cristã. A Iniciativa é do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs-CONIC, que organizam a cada ano essa semana. No estado do Espírito Santo as Igrejas Cristãs que compõem esse organismo já está mobilizada e com uma vasta programação de Celebrações organizadas nos municípios da Grande-Vitória, mas também em outras regiões do estado.

A Semana será aberta em uma Celebração única, que acontecerá na Catedral Metropolitana de Vitória, no dia 22 de maio 2023, às 19h30, com a participação dos dirigentes e de fieis das diversas Igrejas Cristãs e outras que desejarem participar. As Igrejas que fazem parte do CONIC atualmente são: a Aliança dos Batistas do Brasil (ABB), Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU).

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ – SOUC 2023
“Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1,17).
De 22 a 28 de maio 2023

No decorrer da semana de 22 a 28 de maio as Celebrações da Semana de Oração continuarão acontecendo nos demais dias em diversos municípios, da Grande-Vitória e de outras regiões do estado, como região serrana, Colatina, norte do estado. No hemisfério norte a Semana de Oração já aconteceu no período de 18 a 25 de janeiro, antecedendo a festa da conversão do apóstolo Paulo, e contou como sempre com a participação do Papa Francisco.

Neste ano de 2023 o material para a reflexão foi preparado por Igrejas Cristãs da região de Minnesota nos EUA, um grande centro financeiro, imobiliário, industrial, portanto, um grande centro de prosperidade, mas ainda marcado por profundas desigualdades sociais e econômicas.

O tema escolhido tem como fundamento as denúncias presentes na profecia do primeiro Isaías, (oito séculos antes da era comum), no capítulo primeiro, versículos 12 a 18: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1,17). Acontecia naquele momento uma grande estabilidade econômica e política, entretanto, isso não significava a ausência de injustiças, de inequidades e de desigualdades. Muito pelo contrário, tanto Israel, quanto Judá estavam repletos de situações de injustiças e desigualdades. Além disso, havia uma proximidade geográfica, grande, entre Templo e Palácio, e isso não era algo casual, mas expressava a forma de organização da sociedade da época, cujo poder era do rei e dos sacerdotes.

No parecer das pessoas que estão refletindo sobre a Semana de Oração pela Unidade Cristã, ela é um grande convite às Igrejas Cristãs e a todas as pessoas para um tempo de oração, reflexão sobre a realidade brasileira, com seus desafios enormes que envolve toda a nossa sociedade, mas que penaliza uma grande parcela da população brasileira. “Somos uma nação cristã, pelo batismo, mas ainda sem um testemunho mais autêntico dos ensinamentos de Jesus Cristo, o Bom Pastor. De forma ecumênica queremos acolher o convite de Cristãos e Cristãs de Minnesota para lançarmos um olhar de fé sobre a nossa prática cristã e sobre os diversos desafios que enfrentamos”.

A programação completa você encontra no facebook e redes sociais do CEBI-ES e nas também nas páginas das Igrejas e demais grupos participantes.

Pe. Manoel David Neto – Equipe de Divulgação CEBI-ES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também