No período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial a musculação foi usada principalmente no treinamento das tropas, com o objetivo de conseguir um melhor condicionamento físico para as missões.
Antes disso, era praticada puramente com o objetivo estético e exibicionista. Seus adeptos eram pessoas que apenas se preocupavam com seus físicos e força, para fazer exibições de sua massa corporal e de levantamentos de peso em público, seja em praças ou até mesmo em circos.
Ao longo do tempo, o homem passou a estudar mais essa atividade, descobrindo novas técnicas. Os treinos foram se desenvolvendo e os exercícios cada vez mais aperfeiçoados, até surgirem as primeiras barras e halteres, em meados do século XX.
Hoje em dia, podemos considerar 5 aplicações para a musculação:
Competitiva
O objetivo desta aplicação é preparar o indivíduo para competições de altos níveis (levantamento olímpico, levantamento básico e culturismo).
Profilática
Já na profilática a musculação é aplicada para prevenir desvios, distúrbios e lesões do sistema músculo esquelético.
Terapêutica
Essa talvez seja uma das aplicações da musculação mais usada. A aplicação terapêutica tem como objetivo reabilitar e corrigir problemas de saúde já existentes.
Estética
Assim como a terapêutica, a aplicação estética é bem popular, principalmente com a chegada das estações mais quentes, período em que os corpos ficam mais amostra. Seu objetivo é justamente desenvolver e corrigir assimetrias musculares.
Preparação física
E a quinta é a aplicação de Preparação física muito utilizada por atletas dos mais diversos esporte, pois visa auxiliar no desenvolvimento das capacidades físicas necessárias à prática de um específico desporto.
Completa e democrática
Muitas pesquisas estão sendo realizadas a respeito e ainda há muito desenvolvimento a se fazer. Todas as descobertas já feitas resultam no crescimento do número de praticantes dessa modalidade, que por conta da preocupação de melhorar a qualidade de vida buscam a musculação por ser considerada, por muitos, a atividade mais completa para esse objetivo.
Ou seja, a musculação tem deixado de ser considerada uma modalidade apenas para quem deseja cultuar o corpo e está sendo encarada como uma atividade física, que traz benefícios como:
- Melhora da saúde cardiovascular;
- Melhora da qualidade do sono;
- Melhora da vida sexual;
- Alívio de problemas emocionais;
- Melhora da postura;
- Densidade óssea;
- Equilíbrio.
Além disso, a musculação é uma atividade muito democrática. Desde crianças a adolescentes, homens e mulheres, todos podem se beneficiar da atividade.
A musculação não compromete o crescimento dos mais jovens, nem traz prejuízos à saúde dos idosos, muito pelo contrário. Quando realizada de maneira correta, traz inúmeros benefícios para todas as idades.
Se interessou e quer alcançar alguns desses objetivos? Contate um profissional de sua confiança, arregace as mangas e vá para o treino.
Leia também: 7 melhores exercícios de ginástica cerebral
Lourenço Aresi é Educador Físico